O Sporting recebe o FC Porto depois de visitar Setúbal, em clássico agendado para a próxima semana: um jogo que pode ser decisivo, pelo menos na luta pelo segundo lugar. Para já o Sporting tem quatro pontos de vantagem. O que é mais importante do que à primeira vista pode parecer.

Basicamente, e em ano de Mundial, o segundo lugar traz a vantagem de permitir um início de época mais tardio, por não obrigar a entrar nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões tão cedo. O que pode permitir uma preparação da temporada mais cuidada e mais tranquila.

Leonardo Jardim faz apelo: ajudem Bruno Conceição a lutar pela vida

Ora por isso foi perguntado a Leonardo Jardim se o segundo lugar do campeonato, pelo menos esse, pode ser descrito como um objetivo claro do Sporting. O treinador não garantiu que não.

«O nosso objetivo está definido há muito tempo, mas isso não nos retira ambição: claro que se pudermos ficar em segundo, não vamos ficar em terceiro, e claro que se pudermos ficar em primeiro não vamos ficar em segundo, mas isso não muda o nosso planeamento», referiu.

«O objetivo que rege esta estrutura e a ambição que rege esta equipa é de vencer todos os jogos. Mas isso não muda o nosso objetivo e esse está há muito definido.»

Um lugar na Liga dos Campeões, claro.