Nemanja é o mais velho dos três irmãos Gudelj, mas Dragisa antecipou-se na mudança para Portugal. A 20 de julho foi anunciado como reforço do Vitória de Guimarães (já fez dois jogos pela equipa B), e agora vê o “mano” mais velho mudar-se para Lisboa, para o Sporting.

O desporto está no ADN da família Gudelj, por “culpa” do pai. Nascido na (antiga) Jugoslávia, Nebojsa começou a carreira de jogador no Leotar Trebinje, da terra natal, mas foi contratado pelo Partizan em 1991. O ano em que nasceu Nemanja, precisamente em Belgrado.

Nebojsa jogou depois três épocas no futebol espanhol, ao serviço de Logroñés e Leganés - é por isso que o reforço do Sporting fala castelhano -, e depois esteve oito épocas no NAC Breda, antes de fechar a temporada no Sparta Roterdão.

A família fixou-se na Holanda, onde nasceram os outros dois filhos: Dragisa, agora jogador do Vitória de Guimarães (1991), e Vanja (2002), que joga ténis, no circuito mundial de juniores.

Nemanja começou a jogar no BSV Boeimee, mas aos 10 anos foi recrutado pelo NAC Breda. Estreou-se na equipa principal em 2010, e entre novembro de 2012 e maio de 2013 até foi treinado pelo pai.

Nebojsa ainda ficou no cargo até outubro de 2014, mas Nemanja saiu antes para o AZ Alkmaar, clube pelo qual esteve em Lisboa, para defrontar o Benfica nos quartos de final da Liga Europa 2013/14.

A parceria familiar foi recuperada em 2015, mas com uma "adenda": ao avançar para a compra de Nemanja, o Ajax decidiu também contratar o pai (como olheiro), e recrutou ainda o irmão Dragisa ao NAC Breda, para a equipa de juniores.

Nemanja fez 59 jogos (e sete golos) pelo emblema de Amesterdão, mas no final de 2016 entrou em conflito com o técnico Peter Bosz, por causa do estatuto de suplente, e foi afastado do plantel.

A solução foi uma transferência para a China, onde esteve cerca de um ano e meio. Primeiro no Tianjin Teda, onde foi treinado pelo português Jaime Pacheco, e depois no Guangzhou Evergrande, clube que o empresta ao Sporting.

As atenções da família Gudelj viram-se agora para Portugal, onde passam a jogar os dois filhos. A prova disso é que, nesta quinta-feira, ao chegar a Lisboa, Nemanja tinha à mãe à espera.

Olivera é nutricionista e dá conselhos ao filho, que chegou a dizer que o segredo da sua forma física era a «dieta Olivera». «Não como carne. Tem bons nutrientes, mas também maus. Os bons eu vou buscar a alternativas como ervilhas, por exemplo. Não bebo álcool, nem café. Por cada café é preciso beber sete copos de água para recuperar o equilíbrio no organismo», explicou em 2015, em entrevista ao De Telegraaf.

Ao receber o filho no Aeroporto Humberto Delgado, nesta quinta-feira, Olivera entregou-lhe um copo com sumo de laranja natural, com o qual o reforço leonino seguiu para assinar contrato.