Rodrigo Tello voltou a Portugal e foi visitar a Academia do Sporting em Alcochete. «Muito feliz por voltar a casa», o chileno recordou a passagem pelo emblema leonino e disse que os leões já deviam ter conquistado títulos desde que saiu.
 
«Aprendi muito aqui, como pessoa e jogador. A nível futebolístico, mas muitos valores também. O campeonato que vencemos foi muito bom, mas parece mentira que tenha sido o último que o clube ganhou. Pela qualidade que o Sporting tem já devia ter acontecido mais vezes. O ano passado ficou perto e espero que esta época aconteça.»
 
O lateral esteve em Alvalade seis épocas e saiu em 2007, conquistou a dobradinha no ano de estreia, mais uma Taça de Portugal e três Supertaças. Por isso, também sabe qual o pior momento.
 
«O mais triste da minha carreira foi perder a final da Taça UEFA, depois de perder o campeonato, mas de resto são muitas lembranças felizes que se sobrepõem.»
 
Mais lembranças felizes, que o fizeram também acompanhar sempre o Sporting: «Acompanhei sempre o clube. Houve vários jogadores que falaram comigo e me pediram conselhos, como o Valdés, o Matías Fernandes ou o Rubio. Sempre lhes disse que era um clube grande, com uma Academia muito boa e adeptos incríveis. É uma equipa que dá todas as capacidades para os jogadores desfrutarem ao máximo.»
 
Quanto a si, depois de ter terminado a carreira, disse que abraçou outros desafios: «Terminei a minha carreira e atualmente tenho os meus negócios no Chile, em que abri um hotel, mas o projeto principal está relacionado com a representação de jogadores jovens. Já tenho alguns aqui em Portugal e quero trazer mais para a Europa para que no futuro próximo se possam destacar.»