Portugal empatou com a Espanha (3-3) no Campeonato da Europa de sub-19, que está a decorrer na Estónia, numa grande partida de futebol, com o coletivo de Edgar Borges a conseguir anular o «hat-trick» de Jesé Rodríguez, estrela em ascensão do Real Madrid que foi a grande figura da partida. Um empate que deixa Portugal em excelente posição para chegar às meias-finais da competição e, talvez mais importante, garante desde já a qualificação para a fase final do Mundial de sub-20 que vai decorrer no próximo ano na Turquia.

A Espanha, campeã da Europa em título, entrou mais forte, com Gerard Deulofeu, jogador do Barcelona, em plano de destaque, a colocar muitas dificuldades a João Cancelo sobre o flanco esquerdo. A pressão espanhola foi intensa e a equipa de Edgar Borges acabou por ceder, aos 8 minutos, quando Jesé Rodríguez se destacou sobre a esquerda e bateu Rafael Veloso com facilidade.

Portugal reagiu bem, subindo as suas linhas, e chegou ao empate, três minutos depois, com João Mário abrir na direita para Esgaio que cruzou para um primeiro remate de André Gomes, antes de Bruma atirar a contar. Dois golos em três minutos a refletirem o ritmo intenso que as equipas colocaram em campo.

Depois do empate a equipa de Edgar Borges ganhou algum ascendente e esteve perto de passar para a frente, mas as investidas de Gerard Deulofeu [grande exibição], voltaram a equilibrar a contenda, e foi a Espanha que voltou a passar para a frente, aos 28 minutos, num lance individual de Jesé Rodríguez, que bisou no jogo.

O jogo seguiu intenso e Portugal voltou a empatar, aos 39 minutos, na sequência de um pontapé de canto de Bruma. A defesa espanhola não conseguiu afastar a bola e André Gomes esticou o pé para um golo feliz. Quatro golos em 45 minutos que, além de deixarem as duas seleções bem colocadas para chegarem às meias-finais, permitia, desde já, a qualificação para o Campeonato do Mundo de sub-20 do próximo ano.

«Hat-trick» de Jesé Rodríguez

No entanto, a abrir a segunda parte, as «estrelas» da equipa espanhola voltaram a dar nas vistas, com Gerard Deulofeu a fazer o que quis da defesa portuguesa antes e oferecer o terceiro golo a Jesé Rodríguez. Egar Borges lançou, sucessivamente, Ivan Cavaleiro e Pedro Almeida e Portugal voltou a estar perto do empate, com destaque para as oportunidades de Ivan Cavaleiro e Bruma, mas Jesé Rodríguez também esteve perto do quarto golo.

Portugal voltou a contar com uma oportunidade soberana, a seis minutos do final, na sequência de um livre de Tó Zé que o guarda-redes espanhol defendeu para a frente, mas Tiago Ferreira não conseguiu aproveitar. Quando parecia que o resultado já não ia sofrer alterações, uma falta de Grimaldo sobre Ricardo Esgaio, em plena área, permitiu a João Mário chegar ao merecido empate.

Com este resultado, Portugal é líder do Grupo A, com os mesmos pontos do que a Espanha, e precisa apenas de um empate diante da Grécia, na última ronda, para chegar às meias-finais. A equipa de Edgar Borges garantiu ainda a presença na fase final do Campeonato do Mundo de sub-20, uma vez que a Grécia bateu a Estónia (3-0) e os três primeiros de cada grupo garantiam esta qualificação.

FICHA DO JOGO

Estádio Lilleküla, em Tallinn

Árbitro: Paolo Valeri (ITA)

Assistentes: Marco Tropeano (LUX), Tomasz Listkiewicz (POL)

PORTUGAL: Rafael Veloso; João Cancelo (Pedro Almeida, 71m), Tiago Ferreira, Tiago Ilori e Daniel Martins; Agostinho Cá, João Mário e André Gomes (Tó Zé, 79m); Ricardo Esgaio, Bruma e Betinho (Ivan Cavaleiro. 67m).

ESPANHA: Arrizabalaga; Manquillo (Ramalho, 32m), Grimaldo, Osede, Campanã, Suso, Joni, Saúl Ñiguez, Oliver Torres, Gerard Deulofeu (Juanmi, 62m) e Jesé Rodríguez (Suarez, 80m).

Ao intervalo: 2-2

Marcadores: Jesé Rodríguez (8, 28 e 48m), Bruma (11m), André Gomes (39m) e João Mário (90m).

Disciplina: cartão amarelo a João Cancelo (38m), Betinho (50m) e João Mário (76m).

Resultado final: 3-3.