Com a selecção de sub-21 apurada para a fase final do Europeu, está cumprida a condição de base para o objectivo de Portugal de organizar a competição em 2006. Espera-se agora a decisão da UEFA, que será tomada pelo Comité Executivo no seu encontro de 14 e 15 de Dezembro.
Antes haverá um passo importante na corrida à organização da prova, em que Portugal concorre com a Itália. A 8 de Dezembro o Comité de Selecções da UEFA tomará uma posição em forma de recomendação ao Comité Executivo.
Gilberto Madaíl, presidente da Federação portuguesa, mostra-se confiante. «Temos todas as condições para organizar mais um excelente Campeonato da Europa em Portugal. Estou optimista e espero que, em Maio e Junho de 2006, a festa do futebol jovem se faça no nosso país», afirmou o dirigente, citado pelo site da FPF.
A fase final do Europeu, onde estarão Portugal, Alemanha, Dinamarca, França, Holanda, Itália, Sérvia e Montenegro e Ucrânia, realiza-se entre 25 de Maio e 6 de Junho.
Além do Europeu de 2006, Portugal e Itália são candidatos também à organização da prova em 2007, entre outros países. Essa prova marca o início de uma nova era, com a competição a realizar-se em anos ímpares e o país anfitrião automaticamente qualificado. A decisão será também em Dezembro.