Sugar Ray Leonard, antigo campeão mundial de Boxe, revela na autobiografia que foi violado sexualmente por um treinador quando ainda era adolescente e dava os primeiros passos na arte do desporto de contacto. O pugilista não escreve o nome do criminoso, mas fala sobre outros acontecimentos da vida privada e profissional.

«Foi doloroso o suficiente», escreve o Boxeur no livro, segundo cita o «New York Times». «O ano passado, depois de ver o actor Todd Bridges revelar a alma no programa da Oprah, ao contar que foi abusado sexualmente quando era criança, percebi que jamais seria livre senão revelasse toda a verdade, sem me importar o quanto isso dói», conta.

Sugar Ray acrescenta que a violação foi repetida: no balneário, durante o banho e no carro, quando tinha 15 anos. O Boxeur no livro «The Big Fight: My Life In and Out of the Ring» [A Grande Luta: A Minha Vida Dentro e Fora do Ringue], diz que consumiu cocaína, viu a mãe ser vítima de violência doméstica, sobreviveu a um acidente de carro e quase morreu afogado por não saber nadar.

O pugilista americano é dos mais galardoados da história do desporto. Foi campeão mundial em cinco categorias e olímpico em 76. A autobiografia só estará disponível em Junho.