Michael Oher será um dos protagonistas do Superbowl deste domingo à noite. Quando os Baltimore Ravens entrarem no estádio de Nova Orleães sabem que as apostas dão vantagem aos rivais San Francisco 49ers, mas há histórias que podem torná-los mais fortes.

Superbowl: a história perfeita dos irmãos Harbaugh

E o «offensive tackle» de 26 anos transporta essa aura, devido à sua história de vida, que até já serviu de inspiração para um filme com Sandra Bullock (que lhe valeu o Óscar de melhor atriz). O seu trabalho em campo é evitar que o principal jogador da equipa, o quarterback, seja atingido pelos adversários enquanto prepara a jogada. Raramente toca na bola, mas é um dos mais temidos da sua equipa.

Com 1,93m e 143kg, Oher é uma espécie de bom gigante, como foi possível ver na película «The Blind Side» (Um sonho possível), onde foi representado pelo ator Quinton Aaron, em 2009.

Nos dias que antecederam o Superbowl, o jogador foi constantemente questionado sobre o filme, o que o levou a desabafar: «Estou cansado do filme. Estou aqui para jogar futebol americano. O futebol americano é que me trouxe até aqui e no filme não era eu».

Oher nasceu em Memphis, no Tennessee, e é um dos 12 filhos de uma mãe viciada em álcool e drogas, e de um pai problemático. Na infância, passou por 11 escolas diferentes nos seus nove primeiros anos como estudante e vivia em abrigos ou na rua, até que conseguiu entrar numa escola de elite, cristã, depois de ter sido matriculado por um mecânico de automóveis, com quem vivia na época.

Em 2004, Oher conheceu Leigh Anne e Sean Tuohy, um casal rico, que resolveu adotá-lo e que lhe proporciou estudos com um professor particular. As notas melhoraram e o seu vigor físico chamou a atenção de várias universidades dos Estados Unidos. Optou por jogar no Mississipi.

Em 2009, foi a escolha número 23 dos Baltimore Ravens no draft (seleção de novos talentos) e o momento foi presenciado pela família Tuohy. Rapidamente, Oher tornou-se titular incontestável e tem vindo a afirmar-se como um dos elementos mais importantes dos Ravens, para além de grande protetor do quarterback Joe Flacco.

VEJA O TRAILER DO FILME «THE BLIND SIDE»