A Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes está empenhada em melhorar a actuação dos árbitros na época que agora começa. Os juízes realizaram um curso na Covilhã e analisaram alguns dos «casos» da arbitragem na época passada.
Três deles, por sinal bastante mediáticos, foram nesta terça-feira mostrados aos jornalistas. Existiram erros, é certo, mas Luís Guilherme, presidente da Comissão de Arbitragem, lembrou que nem sempre é fácil para quem está no terreno de jogo, ajuizar com total rigor os lances.
Veja os casos e o que concluíram os árbitros depois do visionamento e discussoa das imagens:
Caso 1
Sporting-F.C. Porto. Seitaridis é expulso aos 61 minutos, por ter jogado a bola com a mão num lance junto à sua área. A análise das imagens permitiu concluir que o defesa grego não deveria ter visto cartão vermelho, uma vez que «não estavam criadas as condições necessárias para uma oportunidade clara de golo»; houve apenas «um corte a um ataque prometedor».
Caso 2
Sporting/Nacional. Os golos dos madeirenses foram marcados em fora-de-jogo? No primeiro, concluiu-se que o jogador do Nacional tirou vantagem de uma situação de fora-de-jogo, o que não se veio a verificar nos outros dois tentos em causa.
Caso 3
Sporting-Benfica
Luisão salta com Ricardo. Não existe qualquer falta, logo o golo foi bem validado. Aliás, nas imagens pode ver-se que o guarda-redes do Sporting não reclama uma suposta carga do adversário, mas sim uma mão na bola, que não se verificou.