O Sporting volta a depender apenas de si próprio na luta pelo título depois da jornada 28, para o Benfica esse princípio continua a ser verdade a seis jornadas do fim de uma Superliga que tem o aliciante adicional de ter confronto directo entre as duas equipas, lá para a penúltima jornada. Mas há mais gente na corrida e muito mais para jogar no que resta deste campeonato em que não há previsões possíveis. Cada vez mais candidato, também, o Sp. Braga, que venceu o Estoril e soma os mesmos pontos que os «leões», menos três que o Benfica.
Na Superliga ficam por jogar seis jornadas, 18 pontos no caminho dos candidatos ao título. Toda a gente faz contas, reanimadas depois da jornada 28, que voltou a alterar as coisas na frente - o líder Benfica atrasou-se, Sporting e Sp. Braga aproximaram-se, o F.C. Porto perdeu mais uma oportunidade de se manter perto da frente, o Boavista venceu os «dragões» e continua a entrar nas contas.
Pelo que já se viu nesta Superliga, sabemos que nada está garantido, da luta pelo título ao acesso à Liga dos Campeões. Para estes lugares temos cinco candidatos, mais ou menos assumidos.
Recorde então o que falta jogar às cinco equipas equipas da frente até 22 de Maio, quando ainda há vários confrontos directos em agenda. Maisfutebol acrescenta alguns dados ao debate: os pontos que cada equipa conseguiu em igual período na primeira volta, bem como os resultados de cada confronto nas últimas cinco épocas.
No primeiro caso leva a melhor o Sporting, que nas últimas seis jornadas da primeira volta somou 13 pontos, contra 11 do Sp. Braga e nove de Benfica, Boavista e F.C. Porto.
Os «leões» têm no entanto um calendário com alguns momentos teoricamente complicados, que incluem as visitas ao Sp. Braga e Benfica, bem como a recepção ao V. Guimarães. A história recente fala de equilíbrio nessas duas deslocações, sendo que na Luz os «leões» conseguiram duas vitórias e dois empates nos últimos cinco anos.
Olhando para o calendário do Benfica, é a recta final que sobressalta no que diz respeito a grau de dificuldade. Depois das recepções a U. Leiria e Belenenses e das visitas a Estoril e Penafiel, joga-se o «derby» com o Sporting e, a fechar, a visita ao Boavista ¿ o palco onde, curiosamente, o Benfica terminou o campeonato há 11 anos, quando conquistou o título pela última vez. O Boavista venceu nessa época de 93/94 por 1-0, nas últimas cinco épocas, de resto, o Benfica nunca ganhou no Bessa.
O Sp. Braga também terá ainda de visitar o Boavista. Todos os candidatos passam ou passarão pelo Bessa nesta segunda volta, para já o saldo é de uma vitória (sobre o F.C. Porto) e uma derrota (Sporting) para os homens de Pacheco. A história recente é de equilíbrio nos encontros Boavista-Sp. Braga, a ver o que diz o encontro da 32ª jornada, que os minhotos enfrentam uma semana depois da recepção ao Sporting.
Quanto ao F.C. Porto, já não terá confrontos directos com qualquer um dos actuais candidatos. Tem duas deslocações em teoria difíceis, a casa do Beira Mar e do Rio Ave, recebe V. Setúbal, Marítimo e Académica, numa época em que jogar no Dragão está longe de representar boas notícias para o ainda campeão.