O futebol tem destas coisas. Os resultados, passe o cliché, são imprevisíveis e (só) depois de realizados os jogos se pode detectar algumas curiosidades, quando se está prestes a cumprir a primeira volta e há apenas nove pontos de distância entre as nove equipas que ocupam a primeira metade da tabela.
Os chamados «três grandes» têm companhia bem próxima na sua crónica candidatura ao título e tem significado tentar ver como é que os outros, os (mais) «pequenos», «roubaram» pontos nos confrontos com Sporting, F.C. Porto e Benfica.
Nesta lista há quatro equipas que ainda não perderam com os «três grandes», divididas em dois grupos. Com melhor score estão o U. Leiria e o Marítimo; seguem-se-lhes o Sp. Braga e o Rio Ave.
U. Leiria e Marítimo têm mesmo um desempenho muito favorável no conjunto dos jogos com Sporting, F.C. Porto e Benfica, pois, cada um deles conseguiu uma vitória e dois empates nesses seus três jogos.
Uma outra curiosidade é que estas duas equipas se defrontaram esta 16.ª jornada e empataram (0-0) estando nos sétimo e oitavos lugares da classificação, como os mesmos pontos e apenas separadas por um golo marcado, com vantagem para os leirienses.
Sp. Braga e Rio Ave também não estão nada mal neste «campeonato» com os «grandes». Cada um deles empatou três vezes em outros tantos encontros. Se para o nono lugar do Rio Ave, esta performance pode ser muito significativa para a classificação dos vilacondenses.
A equipa de Jesualdo, no entanto, está no quarto lugar, no meio destes «tais» «eternos candidatos» e mais alguns... O que revela que esta boa «prestação» com os «grandes» tem sido uma parte, mas não o exclusivo do seu (bom) campeonato.
Um dos últimos nestas andanças
O Beira Mar, pelo contrário, está em penúltimo da tabela, o que revela grande quantidade de maus resultados, mas, neste «campeonato com os grandes» nem está mal de todo. Como última curiosidade, refira-se que os aveirenses, apesar de terem perdido (o que os outros citados não deixaram acontecer) numa ocasião, também empataram uma vez e venceram outra.
Para recordar estes jogos todos e conferir quantos pontos é que cada um destes «pequenos» fez para si e «roubou» aos «grandes», consulte a tabela que se segue.
U.Leiria
Sporting-U. Leiria, 2-2
F.C. Porto-U. Leiria, 1-1
U. Leiria-Benfica, 1-0
*no conjunto, conquistou 5 pontos, «roubou» 7
Marítimo
Sporting-Marítimo, 0-1
Marítimo-F.C. Porto, 1-1
Marítimo-Benfica, 1-1
* no conjunto, conquistou 5 pontos, «roubou» 7
Sp. Braga
Sporting-Sp. Braga, 0-0
Sp. Braga-F.C. Porto, 1-1
Benfica-Sp. Braga, 0-0
* no conjunto, conquistou 3 pontos, «roubou» 6
Rio Ave
Rio Ave-Sporting, 0-0
F.C. Porto-Rio Ave, 1-1
Benfica-rio Ave, 3-3
* no conjunto, conquistou 3 pontos, «roubou» 6
Beira Mar
Sporting-Beira Mar, 2-2
F.C. Porto-Beira Mar, 0-1
Beira Mar-Benfica, 2-3
* no conjunto, conquistou 4, «roubou» 5