O F.C. Porto juntou-se à Ovarense na final da Taça de Portugal de basquetebol ao bater o Belenenses por 101-95, após prolongamento, da competição que está a decorrer no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. A equipa do Restelo chegou a estar com um pé na final, mas acabou por desperdiçar uma ocasião soberana a quinze segundos do final.
A equipa do Dragão chegou ao intervalo em vantagem (45-41), mas permitiu uma sensacional recuperação dos «azuis» do Restelo, liderados por Luís Costa, que chegaram ao final do tempo regulamentar com um empate (86-86) depois de terem tido a vitória à sua mercê. A quinze segundos do final os lisboetas contavam com uma vantagem de três pontos, mas permitiram que Scott Stewart concretizasse o seu quarto triplo que ditou o prolongamento.
Na última etapa, F.C. Porto foi mais forte, tirou proveito do desgaste a que o adversário foi submetido na véspera, com dois prolongamentos frente à Oliveirense, e ganhou uma vantagem de seis pontos.
Na final, marcada para este domingo, o F.C. Porto vai defrontar a Ovarense que, esta tarde, afastou o Queluz na outra meia-final, que também contou com um prolongamento (92-90)
FICHA DO JOGO
Pavilhão Atlântico, em Lisboa
Árbitros: José Araújo e Fernando Resende.
BELENENSES: Omar Barlett (17), Nuno Perdigão (20), Kevin Nelsom (15), Jorge Coelho (19) e Luís Machado (11).
Jogaram ainda: Daniel Monteiro, Jorge Afonso, Victor Alemany, Mário Jorge e João Monteiro (13).
F.C. PORTO: Scott Stewart (14), Heshimu Evans (31), Rui Mota
(19), Elvis Évora (14) e Ian Stanback (13).
Jogaram ainda: Paulo Cunha (2), Adrian Laborda (2), Shawn Simpson (4) e Sérgio Silva (2).
Ao intervalo: 41-45.
Final tempo regulamentar: 86-86.
Final do prolongamento: 95-101.