O Atlético Madrid escapou à hecatombe que já afastou doze dos vinte clubes da primeira liga espanhola da Taça do Rei ao bater os atrevidos catalães do Gimnastic com um golo solitário de Garcia Calvo no prolongamento do último jogo dos dezasseis avos de final da competição.
Foram precisos 105 minutos para os colchoneros desembaraçarem-se do histórico clube catalão, fundado em 1886, o mas antigo de Espanha, que, na ronda anterior já tinha decidido o destino do Saragoça. A equipa de Madrid, sem as suas principais estrelas, sentiu muitas dificuldades para fazer frente à modesta equipa que dominou grande parte dos 90 minutos e esteve bem mais perto do golo.
O golo da vitória colchonera chegou antes do final do primeiro tempo do prolongamento, já para lá da hora, o que provocou intensos protestos da equipa da casa e a expulsão do seu treinador. Um pontapé de fúria de Garcia Calvo na sequência de um livre marcado por Jorge ditou a sorte de um jogo sofrível em que o Atlético só conseguiu criar perigo em lances de bola parada.
Depois de terem caído cinco clubes na primeira eliminatória, entre os quais Barcelona e Valência, a actual ronda afastou mais sete e, agora, sobrevivem apenas, além do Atlético Madrid, Bétis, Getafe, Osasuna, Numancia, At. Bilbao, Sevilha e Real Madrid.
Resultado de quinta-feira:
Gimnastic-Atletico Madrid, 0-1, a.p.
Resultados de quarta-feira:
Cadiz- Bétis, 0-2
Elche-Deportivo da Corunha, 1-0
Mirandês-Real Sociedad, 0-0 (4-3, após g.p)
Pontevedra- Getafe, 1-2
Valladolid- Racing Santander, 2-1
Girona- Osasuna, 0-1
Atletico Gramanet- Levante, 2-1
Córdoba- Numancia, 1-1 (3-4, após g.p)
Cultural Leonesa- Athletic Bilbao, 1-2
Recreativo Huelva- Albacete, 1-0
Terrassa- Lleida, 2-2 (2-4, após g.p)
Ciudad de Múrcia- Sevilla, 1-2
Lorca- Mallorca, 5-2
Tenerife- Real Madrid, 1-2