O Sp. Braga venceu este domingo o Sivasspor, na Turquia, por 2-0, em jogo da Taça Intertoto, e praticamente garantiu a passagem à segunda pré-eliminatória da Taça UEFA. Roland Linz, em período de descontos da primeira parte, e Moisés, aos 78 minutos, fizeram os golos que permitiram aos bracarenses partir com uma vantagem de dois golos para o jogo da segunda-mão, que se disputa no próximo domingo em Braga.
O jogo foi próprio de início de temporada, jogado num ritmo lento, às vezes algo duro e sem grandes ocasiões de golo. A formação portuguesa teve a primeira oportunidade de golo, por Paulo César, logo aos dois minutos, mas o brasileiro atrapalhou-se quando estava isolado e acabou por perder a oportunidade de marcar. Depois disso o Sivasspor cresceu e pregou alguns sustos junto da baliza do guarda-redes Eduardo.
Sobre o intervalo, porém, o golo de Linz. Um golo fundamental no desenrolar do jogo. Wender marcou um livre, o guarda-redes turco deixou a bola passar-lhe por baixo do corpo e Linz encostou para o fundo das redes. Logo a seguir veio o intervalo e no regresso dos balneários, em vantagem, Jorge Jesus trocou o avançado Paulo César por Stélvio Cruz, dando mais força e capacidade defensiva ao meio-campo bracarense.
A partir daí o Sp. Braga controlou o jogo. Apesar de ter maior domínio, os turcos só sobre a parte final do jogo obrigaram Eduardo a mais trabalho. Pelo meio Moisés fez o golo que praticamente acabou com a eliminatória. Um golo estranho. O central marcou de trás do meio-campo um livre bombeado, que o guarda-redes deixou que lhe batesse à frente e entrasse meio enrolado na baliza. Um frango monumental de Volkan.
Com este resultado, os bracarenses até podem perder em casa, desde que seja sempre pela margem mínima. Recorde-se que o Sp. Braga recebe no domingo o Sivasspor em jogo da segunda-mão e deve confirmar aí o apuramento para a segunda pré-eliminatória de acesso à Taça UEFA. Depois conhecerá um adversário apurado da primeira pré-eliminatória e terá pela frente mais duas eliminatórias até entrar na Taça UEFA.
Ficha de jogo:
Estádio 4 Eylul, em Sivas
Árbitro: Douglas McDonalds (Escócia)
Assistentes: James Dee e Lawrence Kerrigan
Sivasspor: Volkan; Dereli, Bilica, Diallo e Hayrettin; Sylla (Sérgio Pacheco, 64m); Onur, Dagasan e Aydin (Hervé Tum, 53m); Yildiz e Balili (Bayar, 73m).
Suplentes não utilizados: Vardar, Ummak, Aytaç Ak e Ayhan.
Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Frechaut; Vandinho, Luís Aguiar (Matheus, 73m) e Wender (Filipe Oliveira, 90m); Paulo César (Stélvio, 46m) e Linz.
Suplentes não utilizados: Kieszek, Madrid, Paulo Jorge e Rodriguez.
Golos: Roland Linz (45m) e Moisés (78m).
Disciplina: cartão amarelo a Hayrettin (13m), Sylla (29m), Yildiz (54m) e Diallo (74m).