É nesta quinta-feira, dia 5 de Maio de 2005 que o Sporting e o AZ vão decidir em Alkmaar, na Holanda, quem será um dos dois finalistas da Taça UEFA da presente temporada. Um data que ficará história de qualquer um dos clubes e que será carimbada em terras holandesas, onde este dia é já especial no local em que vai ser jogada a grande decisão.
Hoje é feriado na Holanda, pois celebra-se o dia em que o domínio nazi foi expulso dos Países Baixos quando se assinala também os 60 anos do final da II Guerra Mundial. E é este ambiente de perfeita paz e calma ¿ com praticamente tudo fechado e as ruas desertas ¿ que acolhe o Sporting nas horas que antecedem o grande jogo de logo à noite, às 21h00 locais (menos uma em Portugal).
A temperatura está baixa (os cerca de dez graus que se sentem anunciam o pouco que o mercúrio irá subir acima do zero À hora do jogo) e contrasta com o ambiente que se espera no Alkmaarderhout na hora da decisão. Até a meia-maratona de Alkmaar passa um pouco despercebida pela calma presente e apenas é «anunciada» pela delimitação da zona destinada aos atletas. Mas poucas pessoas há ainda nas ruas para ficaram à margem do percurso...
Uma corrida e um percurso que bem podia ser transformada numa prova de triatlo: tal é a quantidade dos canais que fazem parte da cidade, com as respectivas pontes levadiças a atravessá-los e o hábito velocipédico que bate o pedestre à volta de muitas ruas estreitas, dos pátios, dos vários monumentos sobranceiros por alguns moinhos; tudo em ambiente tão tipicamente holandês ornamento com a cor viva das flores.
«A vitória começou em Alkmaar»
Com tudo fechado fica escondido o muito comércio que existe nesta cidade de cerca de 100 mil habitantes do Randstad, zona norte da Holanda, no meio de um grande esplendor natural, com muita floresta e ainda mais água. Uma cidade pequena onde as pessoas cumprimentam os motoristas dos autocarros e fazem as coisas sem muita pressa como quem tem tempo para tudo... A emoção forte está marcada para mais tarde quando se espera que 8.600 pessoas encham o pequeno Alkmaarderhout.
Uma festa que os locais esperam prolongar para o dia seguinte, sexta-feira, dia semana em que acontece o famoso mercado do queijo. Um ritual que existe desde 1622, embora reze a história que a primeira balança date de 1365. Uma balança porque este acontecimento é feito com toda a pompa e tradição, em que, todos trajados a rigor procedem à pesagem dos queijos produzidos para depois serem leiloados entre quem assiste a algo mais do que uma simples venda.
Esta é mais uma tradição de uma cidade em que se é orgulhosamente do AZ, pois «se se é de cá», como explicam, por exemplo os taxistas. E orgulho está patente em várias manifestações, como as muitas bandeiras nas casas ontem colocadas a meia-haste pela lembrança do dia de hoje; ou na lembrança que Alkmaar, cidade que fez 750 anos em 2004 ostenta como primeiro baluarte da expulsão dos espanhóis dos Países Baixos.
Em 1573, Alkmaar resistiu à última ofensiva espanhola e este foi o princípio do fim da invasão estrangeira e o início da libertação holandesa. A partir de então, o lema da cidade do AZ passou a ser «A vitória começou em Alkmaar». Resta saber para que clube vai calhar o triunfo em direcção à conquista da Taça UEFA: se para o Sporting, se para o AZ.