Não é só em Portugal que a discussão do quarto grande do futebol tem lugar. Na Holanda também acontece e o AZ assume-se como o clube que sucede ao «reinado» da tríade Ajax, PSV e Feyenoord.
O adversário do Sporting nas meias-finais da Taça UEFA, cuja primeira mão se disputa esta quinta-feira em Alvalade tem perfeita consciência então da sua dimensão, que na Holanda se traduz em um título de campeão nacional, duas taças holandesas e dois títulos da segunda divisão local; e na Europa tem como ponto mais alto a presença numa final da Taça UEFA.
Fundado em 1967 através da determinação dos irmãos Klaas e Cees Molenaar adoptou o nome AZ 67 em função do ano em que estes milionários decidiram tornar num único clube o Alkmaar 54 e o FC Zaanstreek. E foi sob a gestão dos manos Molenaar que o auto-denominado quarto grande da Holanda teve o seu período significativo.
As décadas de 70 e 80 foram os melhores para o AZ 67 e esta última pode considerar-se como a dos anos de ouro do clube. Foi neste período de 20 anos que se registam a totalidade de participações europeias e o ponto mais alto a nível internacional com a final da Taça UEFA (em 1980/81), perdida para o Ipswich Town de Bobby Robson, quando ainda era jogada a duas mãos (0-3 e 4-2).
A equipa onde jogavam Metgod e Hovenkamp correspondeu a nível interno e o AZ 67 conquistou nessa mesma temporada o único título de campeão holandês da sua história. Ao qual se juntam também três Taças da Holanda (1978, 1980 e 1982).
A saída dos irmãos Molenaar do clube de Alkmaar em 1986 levou também consigo o «67» e o agora apenas AZ demorou a voltar à ribalta holandesa. Dois títulos da segunda divisão foram o mais que foi conseguido e atestam a inconsist~encia no panorama futebolístico local.
Passados mais de 20 anos sobre o melhor período da sua história, o clube de Co Adriaanse arroga-se agora o direito de ser o quarto clube na Holanda. De regresso agora à Europa o AZ chega com uma proeza que mantém desde os tempos do «67» e que está inviolável esta temporada: nunca perdeu qualquer jogo em casa para as competições europeias.