O Sp. Braga é a única equipa portuguesa que vai beneficiar do estatuto de cabeça-de-série no sorteio da Taça UEFA que se realiza esta sexta-feira, no Mónaco. Os minhotos beneficiam do facto de terem um historial significativo de presenças europeias nos últimos anos, situação que não se verifica com Belenenses, U. Leiria e Paços de Ferreira, que vão integrar o segundo escalão, reservado às equipas com menor cotação na UEFA.
Isto significa que o Sp. Braga está livre de enfrentar as equipas mais cotadas, entre as quais se contam Bayern de Munique, Villarreal, Blackburn, Tottenham ou Spartak de Moscovo. Certo, também, é que os bracarenses não vão ter pela frente uma equipa portuguesa, já que o sorteio não contempla a possibilidade de duas equipas do mesmo país se defrontarem.
O sorteio da Taça UEFA envolve 80 equipas, que serão distribuídas por oito grupos de dez. Dessas dez, cinco são cabeças-de-série, que enfrentam as outras cinco que não o são. As equipas portuguesas ficarão sempre distribuidas em grupos diferentes.