No final de Junho, de acordo com o organismo, existiam 12,4 milhões de assinantes, o que representa um aumento de 0,3% do total de assinantes face ao trimestre anterior e de 5,8% face ao período homólogo de 2006.
Deste total de assinantes, 78% correspondiam a detentores de cartões pré-pagos, no entanto, registaram um decréscimo de 0,9% neste trimestre.
Foram os planos de assinaturas/ pós-pagos que contribuíram para o crescimento do número de assinantes neste período, tendo registado uma variação positiva de quase 5 por cento.
Segundo a Anacom «apesar de Portugal ser um dos países onde o peso dos cartões pré-pagos é mais elevado, tem-se assistido a um aumento do peso dos planos de assinatura, eventualmente explicado pela adesão aos novos serviços de transmissão de dados baseados no UMTS e aos novos planos tarifários pós-pagos».
Tráfego aumenta
No trimestre em análise, foi registado também um aumento da maioria dos indicadores de tráfego, face ao trimestre anterior e quando comparados com o período homólogo de 2006.
As chamadas realizadas e as chamadas recebidas cresceram 3,1 e 3%, respectivamente, quando comparadas com o 1º trimestre, e 5,1 e 4,8%, quando comparadas com o período homólogo do ano anterior.
Globalmente, as chamadas cresceram, em termos anuais, a taxas ligeiramente inferiores à taxa de crescimento do número de assinantes.
O tempo médio de conversação por assinante tem vindo igualmente a aumentar, atingindo cerca de 89 minutos por mês no 2.º trimestre de 2007, mais 2 minutos que no trimestre anterior.
Envio de SMS sobe
O número de mensagens escritas enviadas voltou a registar um aumento muito significativo no 2.º trimestre deste ano, cerca de 4,6 mil milhões, valor que representa um aumento de 17,6%, face ao 1º trimestre, e de 48,8%, face ao período homólogo de 2006.
«Este facto está associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis», adianta o mesmo estudo.
Já o tráfego de «roaming» registou variações trimestrais e homologas positivas.
RELACIONADOS
Falar ao telemóvel no avião vai ser possível em Setembro
Google aposta nos telemóveis para dominar publicidade
TMN online lidera sites dos operadores de telecomunicações
Operadores de telemóveis têm novo prazo para acordo sobre assinantes
Concurso para 4º operador de telemóveis em Dezembro
Operadores apostam em baixo preço e lazer nos telefones infantis
Telemóveis para crianças são feitos a pensar nos pais