As meias finais do US Open deste ano contam com dois estreantes nesta fase de um torneio do Grand Slam: o italiano Matteo Berrettini, que eliminou Gael Monfils, e a suíça Belinda Bencic, que afastou Donna Vekic.

Num duelo eletrizante, disputado em cinco sets, o transalpino e 24.º colocado no ranking ATP bateu o francês Gael Monfils (13.º na hierarquia ATP) pelos parciais de 3-6, 6-3, 6-2, 3-6 e 7-6 (7-5), ao fim de três horas e 58 minutos e tornou-se no primeiro italiano a atingir o lote de quatro finalistas do US Open, desde Corrado Barazzutti, em 1977.

Consumado o triunfo frente ao francês, que salvou quatro match points, mas cometeu quatro duplas faltas na derradeira partida, Berrettini fica a aguardar o desfecho dos quartos de final entre o espanhol Rafael Nadal, tricampeão em Nova Iorque, e o argentino Diego Schwartzman, para conhecer o próximo adversário.

Todas as notícias de Ténis

Na competição feminina, e num encontro entre duas boas amigas nos quartos de final em Flushing Meadows, a suíça Belinda Bencic levou a melhor diante a croata Donna Vekic em dois equilibrados sets, com parciais de 7-6 (7-5) e 6-3, ao cabo de uma hora e 41 minutos no Arthur Ashe Stadium.

Depois de afastar a japonesa e ainda campeã em título, Naomi Osaka, a helvética, que havia disputado, pela primeira vez, os quartos de final do US Open, em 2014, com apenas 17 anos, vai defrontar a vencedora do encontro entre a canadiana Bianca Andreescu e a belga Elise Mertens na discussão por um lugar na final.

Belinda Bencic saiu do top-300 mundial há dois anos, na sequência de alguns problemas físicos e de uma operação ao pulso esquerdo. Ao fim de 18 meses, e aos 23 anos, vai recuperar um lugar entre as dez melhores jogadoras do circuito WTA, após ter ocupado o sétimo lugar em 2016.