O sorteio desta quarta-feira ditou que Nuno Borges, tenista português, irá defrontar o alemão Maximilian Marterer na primeira ronda do Open da Austrália.

Este será o segundo ano consecutivo que Borges se encontra no quadro principal do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, ele que nunca conseguiu passar para a segunda ronda deste torneio.

Borges, 66.º do mundo, irá enfrentar pela segunda vez o germânico, 98.º, depois de ter perdido o primeiro encontro, em 2023, no torneio de Antuérpia. O número um português participa assim pela oitava vez num torneio do Grand Slam, tendo passado a primeira ronda duas vezes - Roland Garros, em 2023, e o US Open, em 2022.

Em relação ao sérvio Novak Djokovic, número um mundial e recordista de títulos em Melbourne (10), vai defrontar um tenista vindo da fase de qualificação, mas pode encontrar o britânico Andy Murray na terceira ronda e o grego Stefanos Tsitsipas, finalista em 2023, nos quartos de final. O segundo lugar do ranking da ATP, o espanhol Carlos Alcaraz, irá defrontar o veterano francês Richard Gasquet na primeira ronda.

Na vertente feminina, a polaca Iga Swiatek, número um mundial, irá defrontar a finalista de 2020, a norte-americana Sofia Kenin. A bielorrussa Aryna Sabalenka, campeã em título, vai jogar a primeira ronda frente a uma tenista vinda da qualificação.