João Sousa manteve-se no 34º lugar do ranking mundial, numa lista em que Gastão Elias, o número dois nacional, baixou uma posição, para 62º.

Os dois melhores portugueses da hierarquia perderam na primeira ronda os torneios que disputaram na última semana na China: João Sousa em Chengdu e Gastão Elias em Shenzhen.

Ainda relativamente aos portugueses, Pedro Sousa voltou a dar mais um passo rumo aos 200 melhores do mundo, figurando hoje no lugar 203.

O grupo de elite dos dez melhores do mundo manteve-se inalterado, continuando a ser comandado confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic, com quase 5.000 pontos (4.965) de margem para o britânico Andy Murray.

Em femininos, a alemã Angelique Kerber continua a usufruir do estatuto de nova líder do ranking, com uma vantagem de 1.435 pontos sobre a antiga líder do circuito, a norte-americana Serena Williams.

Ainda no top-10, a polaca Agnieszka Radwanska subiu ao terceiro lugar, destronando do último lugar do pódio a espanhola Garbine Muguruza.

A número um portuguesa, Michelle Larcher de Brito, subiu cinco posições, figurando na lista publicada esta segunda-feira no lugar 225, isto apesar de ter sido eliminada logo na ronda inaugural dos dois últimos torneios ITF (segundo escalão) que disputou.