(artigo retificado. Cristiano Ronaldo não podia ser votado, uma vez que não figurava na lista de 14 jogadores selecionados por um painel de especialistas)

Vencedor do prémio «The Best» em 2016 e em 2017, Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de 14 jogadores nomeados para o prémio da FIFA, pelo que já se sabia que estava fora da corrida para a distinção de melhor jogador do Mundo de 2022, que acabou por ser entregue a Lionel Messi.

O avançado português foi preterido ainda em janeiro por um painel de 11 especialistas em futebol masculino e do qual fazem parte nomes conhecidos do futebol mundial como Iker Casillas, Hernan Crespo ou John Terry e por isso não poderia ser votado por selecionadores, capitães de seleções e jornalistas, que tiveram de escolher entre uma lista composta por Julián Álvarez, Jude Bellingham, Karim Benzema, Kevin De Bruyne, Erling Haaland, Achraf Hakimi, Robert Lewandowski, Sadio Mané, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Luka Modric, Neymar, Mohamed Salah e Vinícius Junior.

Pepe, que substituiu Cristiano Ronaldo na condição de capitão de Portugal, escolheu Mbappé para o primeiro lugar e Modric e Benzema para a segunda e terceiras posições, respetivamente. Fernando Santos, ex-selecionador de Portugal, optou por Mbappé (1.º), Messi (2.º) e Lewandowski (3.º), Roberto Martínez, novo selecionador nacional, votou em Messi (1.º), Kevin De Bruyne (2.º) e Mbappé (3.º), enquanto Vítor Serpa, representante português dos media, em Messi (1.º), Benzema (2.º) e Mbappé (3.º).

Votações de outros treinadores portugueses (do primeiro para o terceiro):

José Peseiro (Nigéria): Karim Benzema, Lionel Messi e De Bruyne;

Rui Vitória (Egito): Mohamed Salah, Lionel Messi e Kylian Mbappé;

Orlando Costa (Barbados): Lionel Messi, Kylian Mbappé e Luka Modric;

Pedro Gonçalves (Angola): Lionel Messi, Kylian Mbappé e Karim Benzema;

Paulo Duarte (Togo): Kylian Mbappé, Mohamed Salah e Vinicius Jr.;

Hélio Sousa (Bahrein): Lionel Messi, Kylian Mbappé e Karim Benzema;

Rui Bento (Kuwait): Karim Benzema, Kylian Mbappé e Lionel Messi.