Tito Vilanova vai deixar o banco do Barcelona por questões de saúde. A notícia foi avançada pelo jornal catalão «Sport», pouco depois de o clube convocar uma conferência de imprensa de surpresa para esta sexta-feira.

Os restantes jornais espanhóis seguiram a pista e confirmaram-na, adiantando ainda que Rubi, contratado este verão ao Girona para ser adjunto, vai orientar para já a equipa. No encontro com os jornalistas, ao início da noite, Rosell leu um comunicado em que confirmou tudo.

Os catalães vão agora procurar um treinador, poucos dias depois de a equipa ter voltado ao trabalho e num ano em que apostam forte, com a contratação de Neymar para fazer dupla no ataque com Messi.

Dentro de duas horas, o presidente Sandro Rosell e o diretor desportivo Andoni Zubizarreta estarão na sala de imprensa do Camp Nou para explicar toda a situação.

Tito Vilanova terá sofrido uma recaída na recuperação de um cancro na glândula parótida. O técnico foi diagnosticado pela primeira vez a 22 de novembro de 2011. A 19 de dezembro do ano seguinte, o Barcelona anunciou que Tito está novamente doente, tendo sido operado no dia seguinte, depois de seis semanas de tratamento. Foi então substituído por Jordi Roura.

Voltou para o banco em Março deste ano, numa altura em que o clube enfrentava um momento decisivo da sua época.