O Sporting é tricampeão nacional de futsal. No jogo 5, a «negra», a equipa de Nuno Dias venceu o Benfica nos penáltis (2-0), após o 3-3 no fim do prolongamento. A equipa leonina revalida o título das últimas duas temporadas.

Ao contrário do que aconteceu nos quatro anteriores duelos da final, não houve golos na primeira parte. Muito equilíbrio, expetativa, um Benfica a defender melhor que no jogo 4 e a estar mais perto do golo até ao intervalo.

Deives Moraes rematou ao poste (9m), Raúl Campos viu André Sousa negar o primeiro logo a seguir e André Coelho rematou perto do poste (13m).

Com Fortino de regresso após castigo, o Sporting foi tentando explorar o jogo de pivô, mas acabou por sofrer cedo no reatamento. Robinho, na direita, colocou por alto e o passe de Fernandinho encontrou o desvio certeiro de Raúl Campos na área (22m).

O Benfica aumentou a vantagem aos 29 minutos, por Fernandinho, a passe de Henmi. Só a partir daí o Sporting conseguiu responder de forma eficiente. E logo eficaz.

Cardinal rodou bem sobre André Coelho e após remate defendido por Roncaglio, Pany Varela apareceu para a recarga e o 1-2 no marcador (31m). Depois, Merlim podia ter empatado, Raúl Campos e Deives feito o terceiro do Benfica: superiorizaram-se os guarda-redes.

Mas o jogo ficou relançado em absoluto a 03m57s do fim: o Benfica atingiu a quinta falta e Fortino fez o 2-2 a passe de Merlim, em livre estudado junto da área encarnada.

Sporting-Benfica: o filme da «negra»

O golo atirou tudo para prolongamento, altura em que Cardinal cedo saiu lesionado na melhor ocasião do Sporting. Antes do descanso, Fernandinho bisou a passe de Tiago Brito e fez o 2-3. Respondeu o Sporting com guarda-redes volante na segunda parte extra: Fortino também bisou e fez o 3-3 a 02m56s do fim.

Nos penáltis, Fortino e Diogo marcaram para o Sporting, Gonçalo Portugal defendeu o remate de Deives e Bruno Coelho atirou ao ferro.

O Sporting conquista o tricampeonato e chega aos 15 títulos nacionais. Os leões tinham entrado a ganhar na final (vitória caseira por 5-4) e o Benfica deu a volta, com vitórias em casa e fora, por 3-2 e 6-9 (após prolongamento), respetivamente. No jogo 4, na Luz, os leões venceram 2-0 nos penáltis, após empate 5-5.