Molhos em tudo e mais alguma coisa, uma variedade quase infinita de bolos e chocolate quanto baste foram banidos da... ementa do Tottenham, com a chegada da nova equipa técnica, liderada por Juande Ramos, ex-Sevilha. Resultado: os spurs rendem mais em campo e recuperaram na tabela inglesa. A culpa é do preparador físico Marcos Alvarez, que obrigou os jogadores a perder peso, para já cerca de 50 quilos, apenas metade do objectivo.
«Quando chegámos, apercebemo-nos que o plantel tinha excesso de peso. Fiz uma comparação com o Sevilha, com o qual trabalháramos até então, tendo em conta o tamanho dos jogadores, e constatámos que o grupo tinha 100 quilos a mais. Falei imediatamente com o nosso nutricionista Antonio Escribano, mudámos os hábitos alimentares e os atletas perderam até ao momento cerca de 50 quilos», explicou Marcos Alvarez, que acompanhou Juande Ramos na transferência de Espanha para Inglaterra, citado pelo diário inglês Telegraph.
No dia do primeiro buffet, o preparador físico teve de «fotografar» o que estava em cima da mesa, «tão interessante que era». Consumada a primeira parte do desafio, que passou por alterar os hábitos alimentares dos jogadores e que resultou na perda de meia centena de quilos, segue-se a segunda fase. «Conseguir que percam um total de 100 quilos vai ser mais difícil, mas, ao mesmo tempo, temos conseguido transformar muita da gordura em músculo», contou Marcos Alvarez.
Antonio Escribano delineou o bem sucedido plano de ataque às calorias, que comparou ao automobilismo: «Isto é como na Fórmula Um. Ninguém abasteceria um carro daqueles com a gasolina de uma estação de serviço normal.»