Andy Schleck, da Leopard, venceu isolado a 18ª etapa da Volta a França em bicicleta, que terminou no alto do Galibier, depois de atacar na segunda das três montanhas do dia, deixando para trás toda a concorrência. O esforço do luxemburguês só não lhe deu a camisola amarela porque Thomas Voeckler (Europcar) continua a surpreender e a agarrar-se a todas as forças para segurar a liderança, que, agora, é de apenas 15 segundos.

Na etapa que pode ter marcado o adeus definitivo de Alberto Contador (Saxo-Bank) à quarta vitória no Tour, o domínio foi mesmo dos irmãos luxemburgueses, uma vez que Frank Schleck terminou no segundo lugar, a 2.07 minutos do irmão mais novo.

Na véspera da subida ao mítico Alpe dHuez começou a desenhar-se um lote mais restrito de favoritos, onde também está Cadel Evans (BMC) que esteve bem na etapa, terminou em terceiro e tem a seu favor a vantagem teórica que leva para o contra-relógio de Grenoble, que vai decidir o Tour.

Quanto a Alberto Contador, depois de duas etapas onde conseguiu ganhar segundos à concorrência, desta vez esteve sempre discreto, dando sinais de uma condição física mais debilitada em relação aos dias anteriores. Na subida final, não aguentou o ritmo de Cadel Evans e acabou por perder o contacto com o grupo, terminando no 15º lugar. A camisola amarela está, agora, 4.44 minutos.

Geral individual:

1-Thomas Voeckler (Europcar) 79h 34m 06s

2-Andy Schleck (Leopard) a 15s

3-Frank Schleck (Leopard) a 1m08

4-Cadel Evans (BMC) a 1m12s

5-Damiano Cunego (Lampre) a 3m46

6-Ivan Basso (Liquigas) a 3m46

7-Alberto Contador (Saxo-Bank) a 4m44

8-Samuel Sanchez (Euskatel) a 5m20

9-Tom Danielson (Garmin) a 7m08

10-Jean Peraud (AG2R) a 9m27