O italiano Alessandro Petacchi (Lampre) venceu ao sprint a quarta etapa da Volta à França, nesta quarta-feira, entre Cambrai e Reims, numa distância de 153,5 quilómetros. O suíço Fabian Cancellara (Saxo Bank) cortou a meta em 26º, mas segurou a amarela.

Foi a segunda vitória do experiente ciclista, de 36 anos, no Tour, depois do triunfo em Bruxelas, na ronda inaugural, ao deixar para trás o neo-zelandês Julian Dean (Garmin) e o norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky).

Recordista de vitórias nas três grandes corridas (46), com seis triunfos no Tour, 21 no Giro e 19 na Vuelta, «Ale Jet», nome pelo qual também é conhecido, voltou aos triunfos na majestosa prova francesa ao fim de sete anos.



Afastado do sprint, Cancellara, campeão do Mundo e Olímpico do contra-relógio, teve uma jornada tranquila, terminou em 26º, mas mantendo as diferenças de 23 e 39 segundos sobre o britânico Geraint Thomas (Sky) e o australiano e campeão do Mundo Cadel Evans (BMC), segundo e terceiro da geral.

O luxemburguês Andy Schleck, companheiro de equipa de Cancellara, permanece na sexta posição, a 1.09 minutos, o espanhol Alberto Contador em nono, a 1.40, e o norte-americano Lance Armstrong (RadioShack) é 18.º, a 2.30.

Os portugueses Rui Costa (Caisse dEpargne) e Sérgio Paulinho (RadioShack), são 39º e 124º, respectivamente.

Segue-se nesta quinta-feira a quinta etapa, entre Epernay e Montargis, um traçado inédito, com um percurso de 187 quilómetros.