A figura: Ukra
Decidiu o encontro quando o prolongamento parecia inevitável e, como tal, merece natural destaque. Frieza num momento decisivo, após várias oportunidades falhadas pela sua equipa ao longo da partida. Neste sábado, jogou numa posição ligeiramente mais recuada, já que Nuno Espírito Santo apresentou dois homens no centro de ataque. Teve de correr mais metros para chegar à linha mas não deixou de o fazer com a regularidade habitual, contando com o apoio do inesgotável Nuno Lopes.

A desilusão: Hassan
Final de tarde desastrado para o avançado egípcio. Desperdiçou um par de oportunidades soberanas para desfazer o nulo, levando os adeptos locais aos desespero. Hassan e Sandro Lima formaram uma dupla pouco eficaz no ataque e o Rio Ave teve de esperar por um penálti ao cair do pano para justificar a superioridade frente ao Vitória de Setúbal.

Outros destaques:

Kieszek
Grande exibição do guarda-redes sadino, adiando até ao limite o golo do Rio Ave. Caiu num penálti assinalado em período de descontos.

Tarantini
Desempenho imaculado à frente da defesa do Rio Ave. Jogou como trinco solitário, libertando Diego Lopes para tarefas criativas. Tarantini tem qualidade para alinhar em posições mais adiantadas mas cumpriu com distinção a tarefa que lhe foi atribuída. Exemplar.

Pedro Tiba
Muita personalidade no seu primeiro ano no escalão principal. Natural de Arcos de Valdevez, o médio de 25 anos andou pelas divisões inferiores e deu o salto neste defeso, trocando o Tirsense (II Divisão) pelo Vitória de Setúbal. Marcou 16 golos em 33 jogos na época passada. Em Setúbal, mantém em branco mas o registo é justificado pela exigência competitiva. Desta vez, jogou como segundo homem à frente da defesa, sem virar a cara à luta. Atrevido, irreverente. Para seguir.

Diogo Rosado
Talento da formação do Sporting, assinou pelo Blackburn Rovers e regressou a Portugal para representar o Benfica. Com 23 anos, apresenta um currículo de respeito mas isso nem sempre chega. Fez o terceiro jogo como titular no Vitória, sempre nas Taças. Colocado sobre a direita, denotou grande qualidade com a bola dos pés. Falta-lhe, porém, velocidade e agressividade para jogar no flanco, como aconteceu em Vila do Conde. Aposta pouco feliz.