[artigo atualizado às 00h05]

O Corinthians emitiu nesta quarta-feira um comunicado a explicar que o negócio da venda de Pedrinho ao Benfica ganhou novos contornos e que chegou a acordo com o clube português para que o negócio se fizesse por 18 milhões de euros e não pelos 17 mais o passe de Yoni González.

«É do conhecimento público que o Corinthians trabalhava para receber a antecipação dos 20 milhões de euros referentes à transferência do jogador. O clube português, porém, esperava vincular o negócio de Pedrinho com outra transferência: a aquisição, por parte do Corinthians, de 50 por cento dos direitos de Yony González, pelo valor de três milhões – o que, na prática, resultaria num ganho de 17 milhões para os cofres alvinegros», lê-se na nota do clube brasileiro.

«Dadas as circunstâncias geradas pela pandemia e diante de um câmbio altamente favorável do euro, a diretoria alvinegra decidiu fixar a quantia em 18 milhões, um valor que se traduz no câmbio de hoje em 12 milhões de reais a mais do que os 20 milhões de euros significavam na data do primeiro contrato de venda», pode ler-se na mesma nota.

Ou seja, na prática, o Benfica paga menos do que os 20 milhões inicialmente acordados, mas o Corinthians recebe mais do que iria receber... graças à taxa de conversão do euro.

Contudo, o clube de São Paulo não deixa de referir que, caso levasse o caso para FIFA, por entender que os negócios de Pedrinho e Yoni eram independentes um do outro, ganharia a causa.

«O Corinthians entende que as duas negociações nunca estiveram vinculadas e que estaria plenamente seguro de seus direitos, caso questionasse junto à Fifa as atuais intenções do Benfica».

O clube brasileiro informa ainda que o primeiro pagamento do Benfica será feito em agosto de 2021.

Mais tarde, o Benfica confirmou os termos revelados pelo Timão em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O comunicado das águias à CMVM:

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou hoje a acordo com o Sport Club Corinthians Paulista para alterar o valor de aquisição da totalidade dos direitos do jogador Pedro Victor Delmino da Silva (Pedrinho) para um montante de € 18.000.000 (dezoito milhões de euros). Mais se informa que este aditamento ao contrato de transferência estabelece que as datas das prestações previstas no acordo inicial sejam adiadas por 1 (um) ano. Por último, o contrato de trabalho desportivo do jogador foi ajustado, tendo em consideração que a data de início da presente época desportiva foi o dia 3 de agosto de 2020, mantendo-se o vínculo contratual com o jogador até 30 de junho de 2025 e a cláusula de rescisão no valor de € 120.000.000 (cento e vinte milhões de euros).

Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD

Lisboa, 19 de agosto de 2020