Criado apenas em 1965, da fusão de dois clubes locais, o Twente Enschede não tem um palmarés capaz de ombrear com os três históricos do futebol holandês, Ajax, Feyenoord e PSV Eindhoven. No entanto, a equipa treinada por Co Adriaanse tem conseguido resultados muito consistentes nos últimos anos e sagrou-se campeã pela primeira vez em 2009/10, então pela mão de Steve McClaren.

Esteve a um passo de revalidar o título na última época, perdendo a decisão para o Ajax, tendo a vitória na Taça e a primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões como consolo. Além do título solitário, o Twente já foi segundo classificado em mais duas ocasiões.

Esta época entrou com o pé direito, conquistando a Supertaça (vitória por 2-1 sobre o Ajax). Os romenos do Vaslui ficaram pelo caminho na pré-eliminatória da Champions, com um score semelhante ao do Benfica diante do Trabzonspor: vitória por 2-0 em casa e empate fora.

No arranque da Liga holandesa, neste domingo, os homens de Adriaanse deslocam-se ao terreno do NAC Breda.

Historicamente, o Twente tem como melhor participação europeia a chegada à final da Taça UEFA, em 1974/75. Aí, não tiveram hipóteses perante o forte Borussia Moenchengladbach, perdendo a decisão por 5-1, no conjunto das duas mãos. A equipa viveu, na primeira década do século XXI, um autêntico renascer das cinzas: depois de ter declarado bancarrota em 2002/03, tornou-se uma das potências da actualidade no futebol holandês.

Onze nacionalidades e duas estrelas

No plantel à disposição de Adriaanse, há vários internacionais holandeses. Os nomes do veterano internacional holandês Danny Landzaat e do costa-riquenho Bryan Ruiz, apontado como eventual reforço de Benfica e Sporting nos últimos meses, emergem como estrelas da companhia. Nos últimos meses, a equipa esteve pouco activa no mercado, mantendo a base das épocas anteriores.

O defesa Cornelisse e o médio Willem Janssen foram contratados ainda no decorrer da última época, e a saída do médio Theo Janssen para o Ajax (a troco de 3 milhões de euros) foi a baixa mais significativa neste Verão.

Confira os nomes às ordens de Co Adriaanse:

Guarda-redes: Sander Boschker, Nikolay Mihaylov e Nick Marsman;

Defesas: Cornelisse, Kuiper, Wisgerhof, Bengtsson, Rosales, Douglas, Tiendalli, Buysse

Médios: Brama, Landzaat, Berghuis, W. Janssen, Rendla, Leugers e Vujicevic;

Avançados: De Jong, Bryan Ruiz, Bajrami, Janko, Chadli, Ola John.

Com a base do plantel composta por holandeses, o Twente tem nas suas fileiras jogadores de mais dez nacionalidades: dois suecos, dois belgas, um búlgaro, um costa-riquenho, um colombiano, um eslovaco, um alemão, um brasileiro, um austríaco e um croata.