José Dominguez conseguiu, mais uma vez, reunir 14 jogadores em condições de jogar este sábado, diante do Nacional, na Marinha Grande, duas semanas depois dos episódios que começaram a lançar sérias dúvidas quanto ao futuro do emblema do Lis.

Nada mudou desde então e têm sido os jogadores que restam a aguentar o barco. São eles que tentarão, diante dos insulares, terminar a época da forma mais digna possível. Estão convocados todos os disponíveis, menos Gottardi e Marcos Paulo, este algures no Brasil, por estarem a recuperar de lesões.

A desmotivação instalou-se sobre todos aqueles que ainda trabalham no clube, pese os vários meses de ordenados em atraso, e manter uma atitude séria e responsável tem sido um desafio diário para o jovem técnico e seus comandados.

O abandono é notório e vai ao ponto de haver assuntos relativos à equipa que Dominguez só descobre pelos jornais, como o caso da recusa da inscrição do júnior Dani devido a uma dívida da SAD ao Santa Clara, relativa à transferência de Paulo Vinícius - atualmente ao serviço do Sp. Braga.

Todas estas situações contribuem para um estado anímico que tira até vontade de prestar declarações aos jornalistas, seja para fazer a antevisão da partida ou para outra conversa qualquer. Aliás, o treino da tarde foi substituído por uma sessão de vídeo segundo informou o técnico.

O futuro, está bom de ver, é incerto e passará por mais uma Assembleia-Geral de acionistas, em data a marcar, que pode servir para eleger uma nova administração ou até avançar, desta vez a sério, para o fim do futebol profissional. De resto, João Bartolomeu cessa funções de gestão este domingo...

Com a queda para a II Liga garantida, uma rescisão coletiva para 13 jogadores, e um conselho de administração da SAD desfeito, as dívidas são apenas mais um capítulo de uma das mais tristes «novelas» do futebol português. Desta feita, por via delas, o autocarro do clube foi penhorado.

A viatura está parada junto ao Estádio Municipal de Leiria e vai ser vendida em hasta pública, devido a uma dívida de 250 mil euros da SAD à Segurança Social. Felizmente que o jogo é em casa...

Lista de convocados:

Guarda-redes: Oblak e Copetti;

Defesas: Pedro Almeida, Miguel Rodrigues, Luís Oliveira, Alhafith e Shaffer;

Médios: Keita, Ogu, Filipe Oliveira e Miguel Baptista;

Avançados: Djaniny, Carlos Daniel e Barkroth.