Jasmin Paris tornou-se na primeira mulher a vencer a dura ultramaratona Spine Race, de 439 quilómetros. A brintânica de 35 anos, veterinária de profissão, demorou 83 horas, 12 minutos e 23 segundos a terminar a prova, retirando 12 horas ao anterior recorde da competição.

Um feito impressionante, que ainda se torna mais incrível se tivermos em conta que no tempo em que a atleta parou para descansar, cerca de sete horas, além de dormir e comer, ainda esteve a tirar leite para a filha de 14 meses.

Em declarações à BBC, Jasmin Paris explicou que esteve a tirar leite com a bomba em quatro dos cinco checkpoints.

Iniciada em 2012, a Spine Race liga Edale a Kirk Yetholm, perto da fronteira da Inglaterra com a Escócia, e é considerada uma das mais duras corridas do mundo, com temperaturas negativas em várias fases e ausência de períodos oficiais de descanso.

A atleta contou que as principais dificuldades da corrida prenderam-se com os grandes períodos a correr sem luz, além da «componente tática de quando parar para dormir», o que levou também a ter «alucinações» ao longo do percurso, além do frio e do desgaste físico.

Paris apresenta já vários recordes conquistados, incluindo em três corridas de montanha de 24 horas no Reino Unido, tendo vencido a Extreme Skyrunning World Series em 2016 e a British Fell Running em 2018.