Ao lado de Michael Phelps, o velocista jamaicano Usain Bolt é o maior fenómeno saído dos Jogos Olímpicos de Pequim. Depois de espantar o mundo pela forma descontraída como ganhou a medalha de ouro dos cem metros, batendo o recorde mundial, Usain Bolt ganhou também a medalha de ouro dos 200 metros e a medalha de ouro das estafetas de 4x100 metros. Em ambas as provas bateu também o recorde mundial.
Nas três provas em que competiu, portanto, ganhou o ouro e bateu o recorde mundial anterior. No final da última prova, não escondia a euforia. «Os velocistas jamaicanos conquistaram o Mundo. Agora têm que fazer com que seja para sempre», disse. «Não se pode explicar o que sinto. É maravilhoso. Os meus colegas disseram-me que estavam comigo. Estou muito feliz e agradecido pelo grande trabalho que foi feito».
Desde o americano Carl Lewis que um velocista não ganhava as três medalhas de velocidade dos Jogos Olímpicos. Usain Bolt conseguiu e nas três provas estabeleceu novos máximos. O jamaicano conquistou a medalha de ouro das estafetas de 4x100 metros ao lado de Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter. Powell estava, também ele, exuberante. «A Jamaica é a capital mundial da velocidade», referiu.