Siga o jogo AO VIVO

Momento:

V. Guimarães: A equipa de Rui Vitória chega à última ronda com o sexto lugar definido e, sem conseguir cumprir os requisitos da UEFA, sem qualquer expetativa de vir a qualificar-se para a Liga Europa. Resta à equipa minhota despedir-se, perante os seus adeptos, com uma vitória que lhes permitiria fechar a temporada com um saldo positivo de golos ((39-38 nesta altura).

Académica: Mais uma semana de emoções fortes como foram as últimas depois de ter caído para os lugares de despromoção, na sequência do caso Leiria, e, na última ronda, ter recuperado a posição de vantagem em relação ao Feirense. No entanto, com apenas mais dois pontos do que a equipa de Santa Maria da Feira, nada está garantido. Se não perderem, os estudantes podem festejar, mas se perderem e o Feirense ganhar em Barcelos, só um eventual alargamento poderá salvar a equipa de Pedro Emanuel.

Principais ausências

V. Guimarães: Toscano vai cumprir um jogo de castigo, enquanto Nilson, Defendi e Paulo Sérgio estão indisponíveis por problemas físicos.

Académica: Orlando, Éder, Habib Pape Sow e Reiner estão lesionados. Diogo Gomes está em dúvida.

Discurso direto

Rui Vitória: «Claro que todos os fatores de motivação são importantes e [participar na Liga Europa] tem alguma importância por tudo o que tem sido o nosso percurso. É um fator motivador para qualquer equipa e para qualquer jogador, mas não nos podemos guiar por isso neste momento. Estamos focados em dar aos nossos adeptos, e a nós mesmos, mais uma vitória, porque precisamos de terminar em beleza».

Pedro Emanuel: clube está em «blackout», treinador não falou.

Histórico de confrontos

O saldo dos embates entre os dois históricos emblemas no Estádio D. Afonso Henriques é claramente favorável aos minhotos que, em 48 jogos, venceram 31, cederam oito empates e consentiram nove derrotas. Mas na temporada passada os estudantes venceram em Guimarães por 2-0, com golos de Éder e Laionel. Já esta temporada, na primeira volta, os minhotos também foram a Coimbra vencer por 2-0. Nuno Assis e Anderson Santana fizeram os golos.

Equipas prováveis:

V. Guimarães (4x2x3x1): Douglas; Alex, NDiaye, João Paulo e Bruno Teles; El Adoua e Leonel Olimpio; Soudani, Nuno Assis e Barrientos; Edgar.

Académica (4x3x3): Ricardo; Cedric, João Real, Abdoulaye Ba e Hélder Cabral; Diogo Melo, Adrien Silva e David Simão; Marinho, Edinho e Diogo Valente.