O avançado já participou até na sessão de treino que o plantel realizou no complexo desportivo. Tem contrato profissional por três anos e está inscrito na Liga de Clubes. Na formação principal vai jogar com a camisola 77.

Klysman Lucas, avançado, 18 anos, chegou a Guimarães em 2001 proveniente do Rio de Janeiro (Brasil). Tinha apenas onze anos, pelo que realizou na Cidade-Berço toda a formação.

Trata-se de um avançado com boa estampa física, um ponta-de-lança clássico, que joga na área, remata com os dois pés e tem bom jogo de cabeça.

Nos vários escalões jovens marcou muitos golos e foi sempre olhado com uma jóia da coroa da formação. Também por isso chegou a despertar a curiosidade do Benfica.

Numa altura em que tem praticamente tantos anos de Portugal quanto os que tem de Brasil, Klysman Lucas está a tratar da naturalização. Em breve será cidadão português.

A partir de agora, e até final da época, vai integrar a equipa profissional, conforme Manuel Cajuda determinou. Aliás, o treinador já contava apostar no jovem avançado a partir de Janeiro. A lesão de Douglas acelerou a sua integração junto do plantel sénior.

Registe-se que Lucas já tinha participado nos estágios que o V. Guimarães realizou na Nazaré, Suíça e Algarve em meados de Julho. «Para já é Lucas», sintetizou Manuel Cajuda, a propósito do reforço do ataque. Nos gabinetes, os vimaranenses continuam a planear a aquisição de mais um avançado.

No final do ensaio, o jogador de forma tímida e instruído pelo clube, não pode dar os dados pessoais, como o nome ou a idade. Surreal. Seria preciso a intervenção de Vasco Santos, director desportivo, para que o jogador pudesse esclarecer algumas informações pessoais.