Siga o jogo AO MINUTO

Um mês de Dezembro penoso e um arranque de 2011 longe das expectativas deixam o V. Guimarães comprimido. Tão comprimido que a recepção ao Olhanense só permite apontar para dois caminhos: o da implosão ou o do crescimento. A derrota frente ao último, a lesão gravíssima de Edson Sitta e o quid pro quo entre Manuel Machado e adeptos tornam imperativo o retorno ao bom trajecto delineado até à vitória no derby diante do Sp. Braga, a 13 de Novembro.

Do Algarve chega um Olhanense amansado pela vitória em Vila do Conde. A equipa de Daúto Faquirá é, à partida, um adversário acessível, mas no futebol a surpresa está sempre ao virar da esquina. É um cliché e, como todos os bons clichés, uma grande verdade.

Os de Olhão seguem dez pontos acima da linha-de-água, perfeitamente despressurizados e conscientes de que até podem fazer história. Isto porque no passado, por mais que se vasculhe, não se encontra uma única vitória do Olhanense em Guimarães para o campeonato. Em 16 tentativas, o melhor que se consegue ver são três empates.

Jardel, uma curiosidade-extra

Como está bom de ver, o jogo guarda especificidades curiosas. E falta falar de mais uma. Jardel, contratado pelo Benfica em condições pouco convenientes, faz a sua despedida com a camisola do Olhanense. Muito compreensivelmente, todos os holofotes incidem sobre o brasileiro colocado em Portugal pela empresa Traffic.

Manuel Machado não pode contar com Edson Sitta e deve voltar ao 4x3x3, com João Ribeiro e Maranhão nas alas para o apoio ao goleador Edgar (seis golos na Liga, três de cabeça). Marcelo Toscano, grande revelação na fase inicial da época, tem aqui mais uma oportunidade para provar que é realmente bom.

O Olhanense, copiosamente derrotado a meio da semana na Luz para a Taça da Liga, deve ter um meio-campo de três unidades consistentes (Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Duarte) e um ataque sustentado na velocidade de Jorge Gonçalves e Paulo Sérgio.

Assim, dois estados de alma antagónicos colocam-se olhos nos olhos. Resta saber se a pressão imposta pela obrigação supera a serenidade conferida pelo sossego.

AO VIVO

Equipas prováveis:

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, Freire e Bruno Teles; Cléber, João Alves e Marcelo Toscano; João Ribeiro, Edgar e Maranhão.

Outros convocados: Serginho, Anderson Santana, Jorge Ribeiro, Rui Miguel, Tiago Targino e Douglas.

OLHANENSE: Ricardo Batista; João Gonçalves, Maurício, Jardel e Carlos Fernandes; Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Duarte; Jorge Gonçalves, Yontcha e Paulo Sérgio.

Outros convocados: Bruno Veríssimo, Maynard, Mexer, Paulo Renato, Ismaily, Cadu, Lulinha, Matías, Toy, Djalmir e Adilson.