Assim, nos termos do acordo estabelecido entre os dois grupos imobiliários, a Planfipsa vende à Prasa a empresa Lusotur Imobiliária com os direitos de construção e gestão dos 1.650 hectares que compõem o empreendimento de Vilamoura, bem como da marina com 1.000 postos de amarração.

Por outro lado, acrescenta o grupo de Abdré Jordan, a Planfipsa manterá, através da Lusotur Golfes, a propriedade e gestão dos cinco campos de golfe existentes em Vilamoura, e que fazem deste empreendimento o maior golf resort da Europa.

O valor do negócio agora acordado não é revelado, «mas deverá constituir um dos mais significativos investimentos estrangeiros realizados em Portugal durante os últimos anos», referem.

André Jordan e o presidente e proprietário da Prasa, José Romero, afirmam que os dois grupos acordaram ainda colaborar na promoção e desenvolvimento de Vilamoura, «continuando a unir esforços para consolidar este famoso empreendimento como o mais valorizado destino turístico de luxo do Sul da Europa».

Refira-se que a Planfipsa foi assessorada, neste processo negocial, pela UBS.

Lusotur investiu 100 milhões de euros em Vilamoura desde 96

Os investimentos realizados em Vilamoura somente pela Lusotur, desde 1996, aproximam-se dos 100 milhões de euros, incluindo a renovação dos três campos de golfe já então existentes e a construção de dois novos campos, a reestruturação e substituição das clubhouses, a melhoria da marina, a construção de novos restaurantes, bares e serviços de praia, a criação de um Parque Ambiental, que inclui um Centro de Estudos da Natureza e do Ambiente, bem como um extenso programa de novas infra-estruturas básicas e paisagísticas, nos arruamentos, passeios e ciclovias dentro e à volta de Vilamoura, segundo a Planfipsa.

Refira-se que Vilamoura acolhe, hoje, 6.000 residentes permanentes, mais de 600 mil turistas por ano com uma estadia média de 7 a10 noites, gerando 5 milhões de dormidas/ano. Aqueles que visitam o empreendimento sem aí permanecer atingem 500 mil por ano.



Além dos golfes e da marina, o empreendimento dispõe de um centro de ténis, um centro equestre, casino, hotéis, centros de conferências e mais de 150 lojas e restaurantes, sendo um dos maiores geradores de emprego, com mais de 8.000 empregos directos.