Vinicius Belanciere, conhecido como Vini, está a treinar com a equipa júnior do Benfica depois de ter sido um dos vencedores do Football Cracks, programa televisivo apadrinhado por Zidane e Enzo Francescoli. «Nada é maior que o sonho», frisa o jovem brasileiro, em entrevista ao Maisfutebol.

O programa Football Cracks reuniu jovens de todo o Mundo, entre 50 mil candidaturas. Foram seis semanas num «reality show» que prendeu a atenção dos espectadores em Espanha. O mexicano Diego venceu o prémio principal, seguindo para o Real Madrid Castilla. Logo depois, surgiram Vini (Benfica) e o português Edson (Siena).

«Estou a treinar com o Benfica desde dia 12 de Julho. Agora espero ter uma resposta do clube até dia 27, para saber se me vão fazer uma proposta ou não», explica o brasileiro, ao nosso jornal. No Facebook, o emblema encarnado publicou um par de imagens de Vini no Estádio da Luz. O prémio são duas semanas de treino. O resto fica em aberto.

«Muitos não estiveram tão perto do Zidane»

Vini não esquece a experiência acumulada no Football Cracks: «Aprendi mais coisas sobre futebol e ganhei experiência com pessoas como Lobo Carrasco e Eduardo. Para além disso, ter nos treinos Frascescoli e Zidane é o sonho de qualquer jogador. Na Liga espanhola, há muitos jogadores que nunca estiveram tão perto do Zidane como estive. Isso foi marcante.»

«O último casting foi em Barcelona. Soube disso, saí de Elche (para onde se mudou depois de sair do Brasil) e fui lá, num domingo. Na terça-feira, disseram-me que estava entre os 30 melhores. Na quarta, ligaram-me a dizer que fazia parte dos 18. Vim para a Europa para realizar o meu sonho, não imaginava chegar a Portugal mas o destino trouxe-me aqui», diz o jovem defesa-central.

Trabalhar com Zidane, frisa o brasileiro, foi uma experiência inesquecível. «Nunca vi ninguém ao vivo com tanta classe como ele. É um génio. Houve um momento do dia em que o objectivo era fazer golos de cabeça. Ele deu o exemplo e eu consegui fazer quase igual. Ele elogiou-me bastante. Depois, estávamos numa brincadeira e eu passei-lhe a bola por baixo das pernas. Ele deu-me a mão e disse: foi a primeira e a única vez», recorda.

«Estou no mesmo quarto que o Diego»

Depois do Football Cracks, o Benfica. No Seixal, Vini espera convencer os responsáveis encarnados. Curiosamente, um companheiro de programa veio, precisamente, do emblema português.

«O Edson deu-me alguns conselhos, disse-me o que eu ia encontrar. Para além disso, tive a sorte de chegar e estar no mesmo quarto que um brasileiro que está aqui há três anos, o Diego Lopes», revela o central.

Aos 18 anos, o brasileiro mostra-se feliz por ser o orgulho da família: «Dei sempre o meu máximo na academia, luto cada dia para realizar o meu sonho. Quando disseram o meu nome, agradeci a Deus e pensei logo na minha família.»

«O meu objectivo é assinar com o Benfica»

«Vou levar esta experiência de estar com o Benfica para toda a minha vida. Mas o meu objectivo é assinar com o Benfica. Sei que é muito difícil alguém conseguir uma vaga num clube em que o grupo já está fechado. Sou realista mas também quero sonho. Levo esta frase comigo desde pequeno: nada é maior que o meu sonho», continua Vini.

Vinicius Belanciere já conhecia «o Benfica desde pequeno». «O meu treinador de Iacanga (a sua terra no Brasil) jogou em Portugal e falava-me dos clubes, como o Benfica. É um clube muito grande no futebol mundial», remata, pedindo ainda um espaço para «agradecer a todas as pessoas» que o ajudaram nesta trajectória.