O Vorskla Poltava pode ser considerado um novo rico do futebol ucraniano. O adversário do Benfica no «play-off» de acesso à Liga Europa chegou ao escalão principal na década passada, na 1996/97.
A nível interno, o Vorskla apresenta-se como uma equipa de média dimensão, com várias classificações modestas nos últimos anos. Curiosamente, na época de estreia na primeira divisão, logrou conquistar a melhor posição de sempre: um terceiro lugar.
Em 1997/98 e 2000/01, o Vorskla Poltava disputou a Taça UEFA. Contudo, os únicos títulos foram conquistados nos últimos meses. O adversário do Benfica, quinto classificado na temporada transacta, venceu a Taça da Ucrânia, graças a um golo de Vasyl Sachko frente ao Shakhtar Donetsk. Já esta época, o Vorskla conquistou o seu segundo título, a Supertaça da Ucrânia, nas grandes penalidades, frente ao Dínamo de Kiev.
A Liga ucraniana começou a 18 de Julho e, três jornadas volvidas, o Vorskla Poltava ocupa a 10ª posição, com uma derrota, uma vitória e um empate. No plantel, o rival da formação encarnada apresenta seis internacionais a ter em conta: Krasnopyorov e Yarmash pela Ucrânia, Despotovski pela Macedónia, Dallku e Curri pela Albânia, Markovski pela Sérvia.
Plantel do Vorskla Poltava
Guarda-redes:
Dolhansky
Velychko
Chuvayev
Defesas:
Dallku
Krasnoperov
Debatik Curri
Boyko
Yarmash
Zorya
Vovdokav
Chesnakov
Médios:
Despotovski
Markoski
Kulanov
Peskov
Medveviev
Subochev
Yesin
Avançados:
Kunev
Sachko
Bezus
Yanuzi
Chychykov