Este clássico não deve ser entendido apenas como uma partida de futebol, pois a rivalidade entre estes clubes transcende os campos futebolísticos. A animosidade entre as duas maiores cidades de Portugal e dois dos seus clubes de futebol mais bem-sucedidos está enraizada na história política, cultural e desportiva do país.

Por curiosidade, este é o confronto futebolístico que mais vezes se disputou oficialmente ao longo da história do futebol português, no conjunto das competições de carácter nacional.

O FC Porto é o clube com maior número de títulos do futebol português, contabilizando 117 troféus oficiais: (Séniores: 2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes, 2 Ligas dos Campeões / Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 24 Campeonatos Nacionais, 4 "Campeonatos de Portugal" (prova precursora da Taça de Portugal), 14 Taças de Portugal, 16 Supertaças Nacionais, 1 Liga Intercalar; Juniores: 19 Campeonatos Nacionais; Juvenis: 18 Campeonatos Nacionais; Iniciados: 13 Campeonatos Nacionais; Infantis: 2 Campeonatos Nacionais). Os rivais Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal contam com 113 Títulos e 83 Títulos, respectivamente. Actualmente é tetra-campeão de futebol e possui ainda o octo-campeonato em hóquei.

FORÇA PORTO, FORÇA VARELA, FORÇA MARIANO, FORÇA JESUALDO, FORÇA FAMILIA PORTISTA. VAMOS CONQUISTAR MAIS UM TITULO PARA O NOSSO GRANDE E EXTENSO PALMARÉS. ELES TEM MEDO DE NÓS, NÓS SOMOS PORTO E SEMPRE O SEREMOS COM MUITO MUITO ORGULHO. Vamos dedicar a conquista deste titulo ao varela, mariano, jesualdo e ao nosso presidente jorge nuno pinto da costa k tembém o merecem, pelo k já fizeram por nós. FORÇA PORTO, FORÇA VARELA, FORÇA MARIANO.....