Xavi considera que o golo de Ronaldo, que relançou o Real Madrid no jogo, foi a chave para o sofrimento que o Barcelona teve de enfrentar na recta final do encontro, quando um golo «merengue» era suficiente para a equipa seguir em frente na Taça do Rei.

«O Real Madrid não tinha nada a perder, mas aguentámo-nos bem. Estávamos a fazer um jogo excelente, mas acusámos o golo do Cristiano [Ronaldo] e o do Benzema complicou tudo. Ao intervalo já me via vencedor, mas esse primeiro golo mudou tudo, matou-nos», assumiu o médio espanhol à imprensa do seu país, no final do jogo.

Xabi Alonso: «Não é impossível ganhar em Camp Nou»

Sobre o Real Madrid, Xavi disse tratar-se de uma «equipa extraordinária». «As pessoas têm de ver o quão difícil é não perder com o Real. Na semana passada parecia que era muito mais, mas não é assim. Parecia que a ideia era que o Barcelona é muito superior e os adeptos vão embora com a sensação de que eles saem daqui reforçados», afirmou, lembrando os avisos de Guardiola.

«O mister não confiava. Eles estão a jogar muito bem e querem ganhar-nos porque já não conseguem há vários anos», lembrou.

Guardiola: «Sofri mais em Sevilha»

Xavi falou ainda da arbitragem dizendo que «foi má para as duas equipas», mas ressalvando: «O segundo amarelo ao Lass era claríssimo».

Por fim, a titularidade de Pepe: «Não estranhei. Só fiquei surpreendido por não ser castigado. Noutros países são exemplares.»