Declarações de Filipe Çelikkaya, treinador do Sporting, após a vitória sobre o Liverpool (1-0), nos quartos de final da Youth League, em Alcochete, que garante a passagem dos leões à «final four»:
«Estes miúdos dedicam-se muito ao trabalho, é fantástico de se ver, e com isso vão crescer. Às vezes, não jogam tão bem, outras jogam muito bem, faz parte da idade deles, do seu desenvolvimento. O que nos pode esperar em Nyon [na final four] é lutar sempre pela vitória, sonhar, porque não custa nada sonhar. E a entrega vai ser total.
Dos 27 jogadores que utilizámos [na Youth League], seis estão na equipa principal. Desde 2018, já se estrearam 23 jogadores na equipa principal. São factos, números fantásticos para qualquer Academia do mundo e neste momento estamos nas quatro melhores da Europa.
Toda a estrutura do Sporting, os treinadores, todos os departamentos, toda esta gente que trabalha diariamente para o crescimento dos jogadores deve estar muito feliz. Até porque vemos uma porta aberta na equipa A, com o mister Ruben Amorim a chamar constantemente jovens jogadores, a estreá-los, a jogarem competições europeias. Por isso é que o Fatawu já fez três jogos [nas competições europeias seniores]. O Nazinho também fez, ninguém falou sobre isso, mas já tinha feito jogos na Champions, portanto também não podia jogar aqui. Há uma quantidade de gente que participa no seu desenvolvimento e vão aparecer mais jogadores na equipa A, não tenho dúvidas disso.
A formação não deve ser avaliada pelos títulos, mas sim pelos jogadores que colocamos na equipa principal. E têm sido tão bons os jogadores que têm lá chegado, com tanto talento e com uma margem de progressão tão grande que acho que o foco da formação na Academia tem mesmo de ser esse.»