Alessandro Zanardi recebeu o prémio mais emocionado da noite, o prémio Laureus para Regresso do Ano. O piloto italiano voltou às pistas de automobilismo depois de um acidente brutal em 2001 lhe ter levado as duas pernas. «É um sentimento fantástico. Estou muito orgulhoso por ganhar depois de um ano em que também estive nomeado. Isso deu-me força para a recuperação», disse.
O italiano sucedeu ao esquiador austríaco Hermann Mayer, que venceu o ano passado depois de um regresso que se seguiu a amputação de uma perna. «Quando estive no hospital, comentei com o meu companheiro de quarto o choque que senti sobre a hipótese de amputarem a perna ao Mayer e ele riu-se imenso. Então olhei para baixo [duas pernas amputadas] e disse: Ok, mas para mim é diferente», sorriu bem disposto.
Mesmo amputado, Zanardi voltou a competir no europeu da classe Turismo. «Nunca duvidei de que iria regressar. Mas este prémio é um grande motivo de orgulho para mim. Sou uma pessoa muito optimista e, quando assim é, pensamos sempre que a solução está já na próxima esquina».
Atleta chinês afirma-se «honrado» com prémio revelação
Outro dos premiados da noite foi o chinês Liu Xiang. O atleta venceu o Laureus para a Revelação do Ano depois da medalha de ouro no Jogos Olímpicos de Atenas na categoria dos 110 metros barreiras. «Sinto-me muito honrado com este prémio», disse. «Espero conseguir muito mais êxitos durante a minha carreira de forma a retribuir a confiança que depositaram em mim».