O FC Porto visitou o Estoril e o empate (2-2) manteve os dragões líderes isolados, mas com menos vantagem sobre os perseguidores. Apesar do empate moralizador, a equipa da Amoreira perdeu o contacto, permitindo ao Benfica destacar-se na quarta posição: passadas apenas cinco jornadas, já está cavado um fosso de dois pontos entre os quatro teóricos candidatos aos lugares da frente e os outros.

O Sp. Braga foi um dos grandes vencedores da ronda, pois o triunfo sobre o Arouca (1-0) levou a equipa de Jesualdo Ferreira para o segundo posto isolado, à custa da terceira derrota para o conjunto de Pedro Emanuel – que ainda não empatou, tal como Sp. Braga e Belenenses. A ultrapassagem ao Sporting acontece precisamente na semana em que os leões visitam a Pedreira, no reencontro dos dois treinadores com as suas antigas equipas.

O Benfica também saiu muito por cima desta ronda, reduzindo a distância para o líder e o Sporting. O triunfo em Guimarães (1-0) foi o segundo consecutivo dos encarnados na Liga, naquela que foi também a segunda derrota dos minhotos na prova e no acidentado regresso aos golos de Cardozo. Acidentado, também, o final do jogo, com Jorge Jesus a envolver-se com as forças policiais e a sujeitar-se a eventuais sanções, numa ronda em que as arbitragens estiveram sob fogo cerrado, com queixas comuns aos três grandes.

O Sporting perdeu a vice-liderança enquanto o Rio Ave ganhou posições na tabela como resultado do empate (1-1) de Alvalade, o segundo consecutivo dos leões em Alvalade.

O Gil Vicente também apenas fez um ponto ao empatar com o Olhanense (1-1), mas foi outro dos clubes a ganhar posições lugares. Rio Ave e Gil subiram «à custa» do Marítimo, que saíu derrotado de Belém. O triunfo por 1-0 deu os primeiros pontos da Liga aos azuis.

Aliás, a 5ª jornada assinala o momento da Liga em que todas as equipas passaram a somar pontos: no fecho, o empate entre Paços de Ferreira e V. Setúbal permitiu aos pacenses sair da estaca zero, mas não da lanterna vermelha, situação que mantém Costinha sob pressão dos adeptos. Já os sadinos, mantém-se acima da linha de água, com a particularidade de terem somado todos os seus pontos fora do Bonfim.

Numa jornada com apenas 14 golos (não havia tão poucos desde março deste ano), o Nacional registou uma das quatro vitórias pela margem mínima desta ronda. O 1-0 sobre a Académica colocou os madeirenses no grupo das cinco equipas que estão com 7 pontos.

Veja a classificação da Liga à 5ª jornada.

<b>Leia ainda:</b>

<a href=http://www.maisfutebol.iol.pt/um-caso-de-policia-no-d-afonso-henriques target=blank><b>O  momento da jornada</b></a>

<a href=http://www.maisfutebol.iol.pt/evandro-o-pe-quente-que-nao-queria-regressar-a-casa target=blank><b>A figura da jornada</b></a>

<a href=http://www.maisfutebol.iol.pt/um-dia-sonho-ser-como-jorge-jesus target=blank><b>A frase da jornada</b></a>

<a href=http://www.maisfutebol.iol.pt/equipa-da-jornada-5-estoril-com-duas-notas-maximas target=blank><b>A equipa a jornada</b></a>