O Arsenal, próximo adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões, subiu este sábado à liderança provisória da Premier League, graças à vitória (3-1) conseguida no terreno do Bolton.
Com 12 pontos em cinco jogos, a equipa de Arsène Wenger ultrapassou o Liverpool, ficando agora na expectativa do resultado do Chelsea frente ao Manchester United, este domingo em Stamford Bridge, no jogo grande da ronda.
Apesar de um susto inicial, quando Kevin Davies deu vantagem ao Bolton, a partida foi quase sempre dominada pelos «gunners», que ainda antes da meia hora já tinham dado a volta ao marcador. O primeiro golo, no entanto, beneficiou de uma irregularidade, já que Eboué partiu de fora-de-jogo para bater Jaskelaainen. No minuto seguinte, porém, o bom futebol do Arsenal deu frutos, com uma bela movimentação colectiva a libertar Denilson, para um cruzamento perfeito concluído à queima-roupa pelo dinamarquês Nicklas Bendtner.
Ainda antes do intervalo, a nota mais negativa da tarde para o Arsenal surgiu com a lesão de Clichy, após uma entrada duríssima de Davies que o árbitro não puniu com o cartão vermelho.
Na segunda parte, o Bolton ainda pressionou em busca do empate, com o português Vaz Té a jogar os últimos dez minutos. Mas foi o Arsenal a conseguir o golo da tranquilidade, com o recém-entrado Walcott a lançar Adebayor, que fez uma assistência perfeita para Denilson.
Eis o onze utilizado por Arsène Wenger:
Almunia; Sagna, Touré, Gallas e Clichy (Djorou, 46); Eboué, Fabregas, A. Song e Denilson; Adebayor e Bendtner (Walcott, 73).
Marcadores:
Davies, 14; Eboué, 26; Bendtner, 27; Denilson, 86
Resultados da 5ª jornada
Sábado:
Sunderland-Middlesbrough, 1-0
(Chopra, 82 e 90m)
Blackburn Rovers-Fulham, 1-0
(Derbyshire, 84)
Liverpool-Stoke City, 0-0
West Ham-Newcastle, 3-1
(Di Michele, 8 e 37; Etherington, 53) (Owen, 67)
Bolton-Arsenal, 1-3
(Davies, 14) (Eboué, 26; Bendtner, 27; Denilson, 86)
Domingo:
West Bromwich-Aston Villa
Chelsea-Manchester United
Hull City-Everton
Manchester City-Portsmouth
Tottenham-Wigan