O open de ténis de Madrid está marcado pelo polémico piso azul que tem irritado tantos jogadores. Logo no primeiro dia do Masters 1000, o sérvio Novak Djokovic considerou que era impossível jogar ténis naquele piso. «Não tenho palavras para descrever este piso. É impossível movimentar-me aqui. A minha principal preocupação era colocar a bola no outro lado. Procurei apenas acertar no serviço e provocar o erro no adversário. Isto para mim não é ténis», queixou-se e, irónico, afirmou mesmo: «Para jogar aqui, ou passo a usar chuteiras de futebol ou então chamo o Chuck Norris».

O brasileiro Thomaz Bellucci, derrotado pelo francês Richard Gasquet, também não poupou queixas ao piso. «No próximo ano, se fizerem o torneio em terra azul novamente não me posso esquecer de trazer minhas chuteiras», escreveu o tenista no Twitter.

Também o número dois do mundo, o espanhol Rafael Nadal, se queixou. «Este piso não é cómodo. É escorregadio, difícil para os apoios». Por isso, Nadal pediu para jogar com calçado de relva, mas não foi autorizado.