Terminou o período de boa imprensa para Carlo Ancelotti no Real Madrid. A derrota diante do rival Atlético Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, foi a gota de água. O treinador italiano ouviu os primeiros assobios dos adeptos e nos últimos dias leu muitas criticas da implacável imprensa espanhola que faz uma balanço muito pouco positivo dos primeiros cem dias do treinador italiano à frente dos «blancos».

O jornal «Marca» diz mesmo que as promessas de um futebol espetacular proporcionaram, até agora, apenas «uma alegria», a goleada ao Galatasaray (6-1), e «dezasseis problemas», que depois enumera, um a um, destacando as muitas dúvidas no onze titular, a pouca intensidade defensiva, a má gestão na questão dos guarda-redes, a saída repentina de Özil e as substituições a partir do banco (com destaque para a troca de Isco por Morata no dérbi).

José Mourinho abandonou conferência de imprensa do Chelsea

O jornal de Madrid também questiona a titularidade de Fábio Coentrão, depois do lateral português ter dito que queria sair, e a indefinição quanto à posição de Cristiano Ronaldo em campo. As críticas apontam ainda para a falta de intensidade da equipa no início dos jogos e o nervosismo que a mesma revela quando as coisas não correm bem, dando como exemplo a troca de palavras entre Pepe e Benzema no final do dérbi com o Atlético.

O jornal «As», a outra grande referência dos jornais desportivos de Madrid, vai pelo mesmo caminho, e considera que o Real Madrid perdeu muito mais do que os três pontos no dérbi madrileno. Este jornal também recorda a declaração de intenções de Ancelotti quando foi apresentado como novo treinador, que consistiam na aposta num futebol ofensivo e espetacular, mas depois faz uma análise muito negativa às exibições do Real Madrid, sobretudo, depois da saída de Mezut Özil, e nas dificuldades que o treinador revelou em encaixar Cristiano Ronaldo e Gareth Bale.

Ronaldo: «A responsabilidade é nossa, o treinador não tem nada a ver com isto»

O jornal «Sport», da Catalunha, também aponta o dedo ao treinador italiano, considerando «Florentino Pérez começa a ficar nervoso» porque «o nível da equipa não corresponde aos mais de 180 milhões de euros gastos em refoços». O também catalão «Mundo Deportivo» considera que Ancelotti está a cometer «os mesmos erros que José Mourinho» cometeu no seu último ano de Real Madrid, quando hipotecou a luta pelo título, antes do Natal, depois de um mau início de temporada.

As exigentes bancadas do Santiago Bernabéu vão estar atentas quando, esta quarta-feira, o Real Madrid subir ao relvado para defrontar os dinamarqueses do FC Copenhaga. Uma vitória não chega, os «blancos» querem mesmo espetáculo.