Quatro jogadores da Académica (Rui Nereu, Amoreirinha, Nuno Coelho e Lito) receberam esta quarta-feira certificados no âmbito do programa Novas Oportunidades do Futebol que lhes conferem a equivalência ao 12ª ano de escolaridade. A excepção foi o avançado cabo-verdiano, que concluiu o 9º ano, tal como Paulo Sérgio, mas que não pôde comparecer à cerimónia, realizada na Casa do Forno da Quinta da Conraria, em Coimbra, devido a assuntos particulares.

Numa sessão presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, contando ainda com a presença de Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores, foi destacado o papel social dos atletas da Briosa, enquanto modelos comportamentais, sobretudo para os jovens. Uma responsabilidade que o quarteto dos estudantes aceita de bom grado.

«Somos vistos como um exemplo e esses devem destacar-se pela positiva. Foi uma boa atitude que tivemos. Podemos inspirar mais jovens ou jogadores que queiram voltar à escola. Acima de tudo é um orgulho e sentimento de realização pessoal. Tive de deixar os estudos, devido ao futebol, por isso ainda bem que existe esta possibilidade», referiu, a propósito, o médio Nuno Coelho.

«Estou muito contente e aconselho toda a gente a fazer o mesmo. É possível que siga uma carreira académica», afirmou o guardião Rui Nereu, secundado por Lito, que quer cumprir mais uma etapa: «Espero estar aqui de novo, daqui a uns meses, para a entrega do diploma do 12ª ano. A seguir a isso, se aparecer alguma coisa que me interesse, pode ser que avance mais um pouco.»

Finalmente, Amoreirinha destacou a oportunidade de ter podido aumentar as suas qualificações: «Nos tempos que correm, não sabemos o dia de amanhã, por isso, fiz esta aposta na formação. A Académica tem tradição nestas questões, com a ajuda de alguns colegas, decidimos formarmo-nos através deste programa.»

De acordo com Joaquim Evangelista, há actualmente 3904 jogadores inscritos no Programa Novas Oportunidades do Futebol, dos quais 392 estão em formação efectiva, e 55 já receberam o respectivo diploma.