João Real vai falhar o jogo da Taça de Portugal, em Matosinhos, frente ao Leixões, em consequência da lesão sofrida logo nos primeiros minutos do jogo com o Beira Mar. O central foi diagnosticado com uma entorse no joelho direito mas, feita a necessária reavaliação passadas 48 horas, o clube informa que o defesa sofreu uma microrrotura no ligamento lateral interno desse mesmo joelho.

Desta forma, cumprindo-se o cenário habitual para este tipo de lesão, João Real irá ficar afastado da competição no mínimo por duas semanas, falhando, além do encontro com os matosinhenses, também a deslocação a Olhão, no reatamento do campeonato.

A partida seguinte, em Coimbra, com o Sporting, a 18 de Dezembro, coloca ainda um ponto de interrogação quanto à recuperação do central ex-Naval. Nessa altura, no entanto, Abdoulaye já deverá ter regressado da CAN sub-23, aumentando as opções no eixo da defesa para essa partida.

Até lá, apenas com Berger disponível, pelo menos enquanto Orlando não recupera os índices físicos (não joga há quase um ano), resta a Pedro Emanuel fazer recuar Pape Sow, uma vez que Flávio Ferreira, médio defensivo igualmente capaz de jogar a central, continua lesionado.

Nesta segunda-feira, dia do regresso aos trabalhos, Peiser foi outra das ausências notadas mas o traumatismo sofrido pelo guarda-redes na face não inspira cuidados de maior. Prova disso foi o facto de ter continuado em campo já depois de se ter lesionado e, como tal, não se treinou apenas por precaução.

Júlio César, Diogo Gomes e Rui Miguel são os restantes jogadores a contas com problemas físicos, pelo que não trabalharam com os restantes companheiros, tal como o já citado Abdoulaye, ao serviço da selecção de sub-23 do Senegal.