O treinador do Zenit S. Petersburgo, o holandês Dick Advocaat, chegou a acordo com a federação belga para assumir o comando da selecção daquele país, assim que a temporada do futebol russo chegar ao fim. Advocaat, de 61 anos, foi o rosto de sucesso doméstico e internacional do Zenit, que conduziu à vitória na Liga russa em 2007 e na Taça UEFA e Supertaça Europeia, em 2008.
O acordo foi anunciado por um porta-voz da federação belga, que prometeu novidades assim que o presidente daquele organismo, François De Keersmaecker, regressar do congresso da FIFA, que decorre nas Bahamas até final desta semana. «O contrato está definido e só é preciso encontrarmos uma data conveniente para as duas partes assinarem os papéis», referiu, citado pela Reuters.
O contrato de Advocaat com o Zenit expira a 1 de Janeiro, e o compromisso com a federação belga estende-se por duas épocas, com a possibilidade de ser prolongado por mais 18 meses, caso a selecção se qualifique para o Euro 2012.
Actualmente no quarto lugar do grupo 5 da zona europeia, liderado pela Espanha, a Bélgica tem poucas hipóteses de estar presente no Mundial 2010, sendo a contratação de Advocaat vista como uma forma de preparar já a próxima qualificação para um grande evento internacional. A Bélgica está arredada de fases finais desde o Mundial-2002, disputado no Japão. Além de ter brilhado no Zenit, onde trabalha com os internacionais portugueses Danny e Fernando Meira, Dick Advocaat já orientou a selecção da Holanda, da Coreia do Sul e dos Emirados Árabes, além de um percurso de sucesso à frente do PSV Eindhoven e do Rangers.