A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) pretende realizar um encontro entre Benfica e Sporting, em Agosto, no âmbito das comemorações do centenário da entidade. O presidente da AFL, Carlos Ribeiro, lançou o desafio nesta terça-feira, na abertura das cerimónias dos cem anos, tendo em vista Agosto como o mês ideal para a realização do jogo.
Na mesa de honra estava o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, que no discurso que fez, e em que enalteceu o espírito do associativismo, declarou que «o jogo está aceite», sem prestar quaisquer esclarecimentos sobre esta ou outras matérias da actualidade leonina. Desse modo, faltará saber qual a disponibilidade do Benfica, representado pelo vice-presidente Rui Gomes da Silva, que não quis prestar declarações.
Leões e águias são dois dos clubes fundadores da AFL, cujas comemorações passam ainda pela realização de um torneio de futsal com o Belenenses, o Benfica e o Sporting, para além de um convidado internacional. Na mesma perspectiva, realizar-se-á o habitual torneio de sub-18 entre a selecção portuguesa da categoria e mais três congéneres.
A questão dos estatutos da Federação
Fundadora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a associação lisboeta, e o presidente Carlos Ribeiro, fazem parte de uma comissão que trabalha na alteração dos estatutos da entidade que rege o futebol nacional. A FPF perdeu a condição de Utilidade Pública, conforme anunciou o secretário de Estado, Laurentino Dias, mas o dirigente associativo acredita num desfecho positivo.
«Somos uma entidade responsável e, nesse sentido, queremos deixar um contributo para melhores estatutos, fazemos parte da comissão e queremos levar o trabalho até ao fim», disse Carlos Ribeiro, acrescentando: «Espero que nas próximas semanas esteja tudo terminado.»
O presidente da AFL sublinhou que «o futebol exige consensos» e que «não pode haver radicalismos de um lado e de outro».
[ notícia actualizada]